escritas com a etiqueta "efemérides".
10:24
quarta-feira
30 nov 2011

176º aniversário de mark twain


o google lembrou-se dele:



nota:
este senhor é um dos dois escritores clássicos norte-americanos (e, apesar de gostar deste, prefiro o outro)

eu não resisto a ouvir, mais uma vez, uma música que se entranhou no meu cérebro quando ainda tinha pouco uso:



grandes tempos.

 
rui duarte
12:49
sexta-feira
25 nov 2011

ossip zadkine (qualquer coisa ao calhas!)
nesta data não se passou nada que, aos meus olhos, tenha relevo suficiente para ter direito a uma referência e, por isso... escolhi um nome ao calhas (que é certo que não me vou recordar daqui a pouco tempo) de um senhor que morreu em 1967 (num dia como hoje) com 77 anos.


"Ossip Zadkine foi um escultor bielorusso de ascendência judaica e escocesa. Além da escultura, produziu trabalho também na pintura e na litografia.
Depois de frequentar uma escola de arte em Londres, Zadkine fixou-se em Paris por volta de 1910, onde integrou o novo movimento cubista (1914-1925). Depois deste período desenvolveu um estilo original fortemente influenciado pelas artes primitivas.
Serviu na Primeira Guerra Mundial como maqueiro e foi ferido em acção. Passou os anos da Segunda Guerra Mundial no exílio, nos Estados Unidos da América.
O seu trabalho mais conhecido é provavelmente a escultura "Cidade sem coração", um memorial da enorme destruição do centro de Roterdão perpetrada pelos alemães em 1940":



(toda a informação foi retirada da sábia wikipédia)

notas sábias:
- eu não ia adorar ter esta escultura ou uma réplica em casa, mesmo que fosse no jardim... por causa daquele receio absurdo que as coisas podem ganhar vida (improvável mas seria um susto de morte)
- muitas coisas provam-se por redução ao absurdo (um dia eu próprio vou perceber o que acabei de escrever porque, se toda a gente diz e até se ensina isso na escola, deve ser verdade)
- este exercício de escolher uma personalidade ao calhas soube-me muito bem, descobri este senhor por mero acaso (quis o destino que fosse baptizado com o nome mais estranho da lista de pessoas dignas de referência que morreram nesta data) e não terei uma existência mais feliz por causa disto mas vou tentar este exercício mais vezes.

nota internacional: (como o "courrier")
diz que hoje é o dia internacional contra a violência ao género mais fraco... okay, vamos todos dar as mãos e fazer um minuto de silêncio (há algum dia internacional em que se celebre o respeito pelo próximo?... seria óptimo... e melhor ainda se alguém ligasse puto a estas tretas dos dias internacionais)

 
rui duarte
15:58
quinta-feira
24 nov 2011

"a origem das espécies" de charles darwin

faz anos que foi lançado este livro, em 1859, e contém a teoria da evolução das espécies, a base de toda a biologia moderna, mas ainda há quem não acredite nisto... porque nosso senhor diz que não é assim (as voltas que o velho deve dar na campa)

 
rui duarte
13:27
quinta-feira
24 nov 2011

o que a cantora miley cyrus, a actriz scarlett johansson, a selena gomez, o alec baldwin (ligeiramente mais jovem) e um beagle têm em comum?


ora bem...
a ana montana (que se chama assim quando deixa a peruca em casa) fez 19 anos ontem e a scarlett johansson (que alguns dizem que é tão feia que não se pode olhar) fez 27 anos ante-ontem... e esta foi a única imagem em que encontrei as duas juntas.


também é verdade que o alec baldwin teve um pug há alguns anos (se calhar o pequenito ainda é vivo mas não tenho fontes suficientes que o confirmem)

nota:
quem é a selena gomez?

 
rui duarte
11:31
quinta-feira
24 nov 2011

dia nacional da cultura científica


"Rómulo Vasco da Gama de Carvalho (Lisboa, 24 de Novembro de 1906 - Lisboa, 19 de Fevereiro de 1997), português, foi um químico, professor de Físico-Química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes, pedagogo, investigador de História da ciência em Portugal, divulgador da ciência, e poeta sob o pseudónimo de António Gedeão. Pedra Filosofal e Lágrima de Preta são dois dos seus mais célebres poemas."

(retirado da wikipédia)

foi no ano que morreu que se adoptou o dia do seu aniversário para este dia nacional.

 
rui duarte
15:14
terça-feira
22 nov 2011

também foi nesta data que, em 1990, terminou o mandato da primeira ministra britânica margaret tatcher:


se eu fosse comunista naquele ano, tinha suspirado de alívio...

 
rui duarte
14:13
terça-feira
22 nov 2011

jfk com os beatles
foi no mesmo dia, 22 de novembro de 1963, que foi dado o disparo que matou o senhor kennedy em dallas (acho que nunca chegará a público quem realmente apertou o gatilho e com que intenções) e em que os beatles lançaram o seu segundo álbum, "with the beatles"



este foi o grande sucesso desse álbum, "all my loving":



há uma música nesse disco escrita por george harrison que eu gosto imenso (aliás, gosto especialmente de todas deste senhor) mas não é a mais indicada. intitula-se "don´t bother me".


anos mais tarde, em 1968 mas também neste dia, os beatles lançam o seu décimo álbum, o "branco" (diz quem gosta que foi o melhor deles). desta vez o george harrisson escreveu 4 músicas, uma delas excepcional: "while my guitar gently weeps".

curiosidade:
chama-se "white album" porque não tem título, apenas uma capa branca... mas era para se chamar "a doll´s house"



 
rui duarte
11:02
sexta-feira
18 nov 2011

louis daguerre (o seu 224º aniversário, hoje no google)


gosto destas coisas do senhor google e aproveito para inaugurar um novo tópico: fotografia
não sei nada sobre este senhor que seja digno de fazer a "primeira página do google" mas a wikipédia serve para estas coisas:

em primeiro lugar descobri que o nome deste senhor é um dos 72 que estão inscritos na torre eiffel (e desconfio que isso seja uma grande honra para um francês... de facto são todos cientistas ou engenheiros que contribuíram de alguma forma para o grande nome de la france)


estou a ler que obteve uma pensão vitalícia em troca dos detalhes do seu processo, patente essa que a frança ofereceu ao "mundo livre"!
a invenção tinha o nome de daguerreotype e permitia transferir fotografias para placas de cobre revestidas de um composto de prata que reage à luz e foi o primeiro sucesso comercial na área da fotografia

nota técnica, em inglês porque não apetece traduzir:
The Daguerreotype was created by exposing silver-coated copper plates to iodine, obtaining silver iodide. This was then exposed to light for a few minutes and coated with mercury vapour and fixed with salt water.

 
rui duarte
22:27
segunda-feira
14 nov 2011

eu bebi vinho do porto santo e não fiquei alcoolizada!


 
palmira maria
06:00
sexta-feira
11 nov 2011

angola é nossa?
hoje, certo país que tem uma catana (ou machete) na bandeira celebra a sua independência


foi em 1975 que se livraram de portugal

 
rui duarte às 16:38 de 08 nov 2011 (terça-feira)
16:30
terça-feira
08 nov 2011

a primeira guerra mundial terminou precisamente às onze horas e onze minutos do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês de 1918



o dia 11 de novembro de 2011 aproxima-se e diz que se pode pedir um desejo às 11:11

 
rui duarte
10:52
terça-feira
08 nov 2011

bram stoker

o senhor irlandês que escreveu um livro sobre o drácula nasceu em 1847 e faria anos hoje

mais efemérides:
diz que hoje é o dia mundial do urbanismo (hurra...) e que é um "dia feliz" em diversas partes do mundo (oxalá que sim, também por estas bandas)

 
rui duarte
09:37
terça-feira
08 nov 2011

asteróides (neste caso, o "2005 YU55")
hoje está prevista a aproximação e passagem pela terra deste asteróide com 400 metros e a 0,85 distância lunar, menos que os cerca de 384 mil quilómetros que separam a terra da lua, considerado o mais próximo do nosso planeta até hoje.

(adaptado da wikipédia)



eu gostava de ver qualquer coisa a passar pelo céu mas desconfio que seja apenas para quem tem telescópio (mas vou estar atento às notícias de qualquer maneira)

 
rui duarte
22:52
segunda-feira
07 nov 2011

albert camus
este nóbel da literatura, também filósofo, com uma história de vida muito triste, faria anos hoje mas já morreu em 1960 (com 46 anos)



notas:
adorei o livro dele "o estrangeiro" mas não recomendo a ninguém porque apela muito à reflexão (e posso afirmar que é deprimente, no mau sentido... ou, pelo menos, teve esse efeito em mim)
li o livro porque foi a inspiração para a música "killing an arab" de the cure

 
rui duarte
22:43
segunda-feira
07 nov 2011

(mais) uma coincidência
passaram precisamente 101 anos desde o primeiro voo comercial dos irmãos wright



(e faz muito pouco tempo que falei neles)

 
rui duarte
17:23
segunda-feira
07 nov 2011

marie curie
hoje o senhor google faz menção a marie curie que faria 144 anos hoje


retirei isto da internet (mas não tive pachorra para traduzir), para quem não sabe:

"Marie Curie was a woman of firsts. She was the first woman to win a Nobel Prize, the first person to win two of them, and still the only one to win a Nobel prize in two different fields (chemistry and physics). She coined the term "radioactivity," discovered two elements, and became the first female professor at the University of Paris."

nota:
ela é a prova que existem mulheres inteligentes

 
rui duarte
21:04
sábado
05 nov 2011

dia do design


 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "efemérides".
 
1 2 3 4 5 6
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria