escritas com a etiqueta "história".
16:59
quarta-feira
01 ago 2012

the twilight zone
a quinta dimensão foi uma grande sensação da minha infância. a rtp madeira transmitia episódios depois do telejornal (quando já passava da hora de dormir) e alguns ao fim de semana e eu via sempre que me deixavam.



este episódio que apresento ficou entranhado na minha memória (tenho quase a certeza que já te contei a história) e de vez em quando lembro-me dele porque eu também tenho o gosto pela leitura, tal como a personagem.
mas não fazia ideia que tinha sido filmado há tanto tempo (as ondas hertzianas demoraram o seu tempo a chegar à minha casa)



intitula-se "time enough at last". tive a felicidade de encontrar na internet e por isso, depois de o rever, estou a partilhar contigo. tem apenas cerca de 20 minutos divididos em 3 vídeos e basta carregar em cada ligação para assim assistir no youtube:

primeira parte / segunda parte / terceira parte

sei que passados tantos anos isto parece uma grande seca mas faz parte da história do cinema (melhor dizendo, da televisão) e inspirou muita cabecinha (e por também fazer parte da minha "história" gostava que visses nem que seja apenas uma amostra)

nota virtual:
o youtube é uma das grandes maravilhas da internet

 
rui duarte
08:47
sábado
07 jul 2012

"o perfeito anormal" (são dois!)
foi o único vídeo que eu encontrei que dá para ver o genérico deste programa do fernando alvim e nuno markl que era transmitido há 10 anos. tem muita má qualidade e é apenas para ficar com a ideia:



tratava-se de um programa muito mau mesmo e essa era a sua essência, depois ninguém podia dizer que não se esforçaram.

nota anormal:
o lado positivo é que passada uma década já se pode dizer que a vida é possível sem estas anormalidades

 
rui duarte
14:10
sexta-feira
29 jun 2012

violent femmes - gone daddy gone

esta música não é pixies e muito menos gnarls barkley, foi um dos primeiros sucessos dos violent femmes no seu álbum de estreia.

é divertido mas a letra não é grande coisa e eu nunca confirmei mas diz que roubaram um verso inteiro à música da publicação anterior do senhor muddy waters. foi por causa disto, para provar que violent femmes não é apenas "blister in the sun"

nota musical:
para ouvir esta música basta carregar com o rato em cima da imagem, vale muito a pena (faz parte da história da música)

 
rui duarte
16:51
sábado
23 jun 2012

alan turing


que coincidência... hoje o google celebra o centésimo aniversário do senhor que inventou a máquina de turing (que na realidade não existe, trata-se de um conceito) e......... hoje estive a trabalhar com máquinas de turing, logo de manhã!

possa... isto merece uma rubrica nova ("coincidências")

nota a brincar:
o doodle está muito bom, trata-se de um jogo/puzzle com a máquina de turing. trata-se de uma fita de papel infinita para ambos os lados onde se pode escrever "1", "0" ou "vazio" e temos "estados" e "instruções de direcção" (como diria a minha sobrinha, "fantástico!", ahah)

 
rui duarte
16:30
terça-feira
19 jun 2012

super homem


a imagem do super homem foi inspirada no actor douglas fairbanks enquanto que o seu alter ego, clark kent, foi baseado no actor harold lloyd


não é o super-herói que eu gosto mais mas também gosto dele porque é bonzinho, até um bocado pateta. e foi enviado do seu planeta de origem nas vésperas da sua destruição para onde?... tinha que ser para os estados unidos.

 
rui duarte
01:26
segunda-feira
28 mai 2012

o meu relógio que esteve na guerra do vietnam


(é tal e qual este mas não sei dele, está perdido nos meus caixotes)

 
rui duarte
10:20
quinta-feira
10 mai 2012

quem é o rei dos matraquilhos?
há pessoas que são maravilhosas em quase tudo (e também um bocado convencidas)



a origem do jogo segundo a wikipédia:
"O galego Alexandre Finisterre foi ferido em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola. No hospital em que ficou internado, em Monserrat, conheceu muitas crianças também feridas e impossibilitadas de jogar futebol. Então, ele se inspirou no tênis de mesa e criou o futebol de mesa."

claro que esta origem foi contestada por alguém, neste caso os alemães que já comercializavam um jogo semelhante mas completamente em madeira e onde os jogadores eram pequenos triângulos (fica esta nota história)

nota semi-profissional:



existe federação portuguesa de matraquilhos e futebol de mesa desde 2007 e faz parte da "international table soccer federation". anualmente são organizados imensos torneios a nível nacional que são levados a sério, com taças e tudo! (o que não é de espantar, até os velhos na tasca onde vejo os jogos de futebol costumam disputar troféus que parecem o da volta à frança)

mas não me parece que alguém faça vida disto... imagino que é apenas para passar o tempo (e é melhor ter vídeos no ipod do que andar na droga)

 
rui duarte
20:20
terça-feira
01 mai 2012

mistério à porta dos "pingos-doces":

vai acabar o papel higiénico?...


nota: hoje é o "dia do descanso do trabalhador"



 
rui duarte
07:15
sábado
21 abr 2012

pelo ralo do lavatório!


hoje aconteceu o inesperado: fui lavar as mãos com sabão (depois do chi-chi) e, ao sacudir a água das mãos para dentro do lavatório, senti "qualquer coisa" a escorregar e ouvi um som metálico contra a porcelana: era o meu anel!

o resgate foi uma luta que demorou algum tempo... depois de várias tentativas goradas para desenroscar o sifão e tentar em vão chegar ao meu adorado anel com a esferográfica (bic cristal fine preta) que tinha no bolso, a minha paciência não se esgotou e consegui quase desmontar tudo da parede e recuperar um dos bens materiais que eu mais prezo.

esteve, inalcançável, a brilhar para mim... (e eu teria ido até à china para ter de volta)

é uma história que fica, para contar.

 
rui duarte
22:08
quarta-feira
18 abr 2012



hoje é o aniversário de Antero de Quental..gosto de algum dos pensamentos sobre a educação do senhor. merece ser lembrado.

 
palmira maria
00:06
sábado
14 abr 2012

Hurra!
a ditadura de direita mais longa de sempre foi a portuguesa (1928-1968)!


 
palmira maria
13:32
sexta-feira
13 abr 2012

"este porquinho ficou em casa..."


(quando este porquinho com olhos em bico se magoa, toda a gente tem que chorar!)

«O foguete lançado pela Coreia do Norte nesta sexta-feira explodiu e se desintegrou logo depois do lançamento, mas a tentativa foi classificada de "provocação" por Coreia do Sul e Estados Unidos, que acusaram o país de disparar um míssil balísco.
"Poucos minutos depois do lançamento, o foguete explodiu e se desintegrou em diversos pedaços" sobre o Mar Amarelo, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Kim Min-Seok.
"Os pedaços caíram no oceano a cerca de 200 km a oeste de Kunsan", informou uma alta fonte militar citada pela agência sul-coreana Yonhap.
O ministro japonês da Defesa, Naoki Tanaka, disse que o foguete "voou durante pouco mais de um minuto antes de cair no oceano". O lançamento ocorreu às 07H39 local (19H39 de sexta-feira).
A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) admitiu o fracasso no lançamento de seu foguete para colocar em órbita um satélite de observação, "que não pôde entrar em órbita".»

recapitulação:
o míssil com um satélite na ponta foi lançado hoje, não porque é sexta 13 mas porque o avô faria anos. óinc! (o avô foi o palerma que fundou a república que eu espero que imploda em breve)

questões:
o filho é ainda mais maluco que o pai? será o início do fim? (do fim de quê?...) é assim que se lança um satélite? mar amarelo? o sobrenome do ministro da defesa é o mesmo da "realeza" da república popular democrática da coreia do norte? (sim, que os amarelos metem primeiro o "nome do fim") está tudo louco?... quem quer ser "o primeiro"?

 
rui duarte
14:08
quarta-feira
11 abr 2012

ai jasus

a fonte da estupidez humana nunca se esgota, desta vez os amigos benfiquistas e simpatizantes querem livrar-se do adorado treinador e considerado ainda há pouco tempo o salvador da honra do clube das glórias a preto e branco.

a legenda da próxima imagem é "ah-ah-ah!" (com o volume no máximo e muita vontade)



e a próxima fica para investigar mas deixo a interrogação: que tipo de portugueses?



enfim, é isto que se lê na bola...

 
rui duarte
 
01:26
quarta-feira
11 abr 2012

"a papa louca"
foi um emigrante português na inglaterra que trouxe esta ideia quando voltou. inspirou-se no famoso "fish and chips" que também pode ser vendido em cones de papel (mas é mais comum serem servidos em tabuleirinhos de papel)



a ideia foi muito simples:
fritam-se batatas, deita-se sal, serve-se num cone de papel e depois o freguês aperta com o ketchup e a maionese por cima (havia gente que abusava dos molhos)

era bastante novo quando "a papa louca", um espaço minúsculo à entrada de um pequeno centro comercial, foi inaugurada no centro do funchal e o petisco tornou-se instantaneamente numa grande moda! havia montes de gente a fazer fila para comprar a "papa-louca" mas não interessa porque era "pagar, agarrar e andar" e ia-se comendo as batatinhas com um palito ou um garfo pequeno em plástico pelo caminho.

o triste é que não tardou muito para se poder comprar o "cone de batatas fritas" em todos os bares, restaurantes, esplanadas e até nos arraiais se fosse preciso.

nota pavloviana:
há aqui alguma coisa a bater mal porque desde que comecei a escrever isto que estou a salivar e não consigo parar de pensar em... hambúrgueres!



porque é que será?... as minhas vontades estão bastante condicionadas e acho que a culpa é do senhor mcdonalds e dos amigos dele.

 
rui duarte
23:32
segunda-feira
09 abr 2012

se calhar também não gostava de leite!


 
palmira maria
13:07
terça-feira
27 mar 2012

notícias "de última hora"
tudo começou com esta imagem, das mais comentadas nas redes sociais: o fernando pessoa vestido com um colete de imprensa.


os comentários dividem-se mas apreciei aquele pessoal que aproveitou esta homenagem (a oportunidade perfeita) para referir as provocações planeadas dos comunistas e outros arruaceiros e a falta do uso deste colete por parte dos jornalistas, nomeadamente os que apanharam na mona (trata-se de uma recomendação da polícia aos jornalistas antes deste género de actividades sociais entre outras medidas preventivas)

não haviam coletes assim nos vídeos e fotos que percorrem a internet e agências noticiosas sensacionalistas (algumas internacionais, infelizmente). nem a classe de jornalistas funciona como deve de ser em portugal, é a mensagem que fica...

e, dada a má qualidade da imprensa portuguesa, acredito que a estátua do senhor escritor esteja envergonhada com a indumentária.

falando em imprensa de má qualidade, vamos ao jornal cor-de-rosa (ou vermelho) do momento:

palermices na ilha da madeira:



(ainda não se lembraram de erradicar este senhor da política? prendam-no por incompetência social e desrespeito à sensatez)

o presidente dos states finalmente vai fazer algum?



(pois, o preto não quer destoar dos seus antecessores... vamos para a guerra)

e claro, o benfica:



diz que vai ganhar por quinze a zero e eu não me importo (coitadinhos, têm andado tão cabisbaixos a apregoar o futuro título de campeão nacional do braga)

é isto que se lê. que mau.

 
rui duarte
16:55
segunda-feira
12 mar 2012

god bless the queen
isto de ser pirata amadora tem as suas vantagens: consigo ter boa música para ouvir e bons filmes para ver (dependendo do realizador :)).



assim a minha recente aquisição foram os greatest hits dos queen, já andava enjoada da minha música e graças a ti, pretendo ficar a conhecer melhor a música feita pelos súbditos de sua majestade e não me refiro apenas aos queen. vão seguir-se os the cure e os beatles!!aguardo mais sugestões tuas :)

 
palmira maria
 
escritas com a etiqueta "história".
 
1 2 3
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria