escritas com a etiqueta "filmes que eu vi e gostei".
12:02
segunda-feira
20 ago 2012

terrestres
se bem me lembro, a guerra dos mundos foi escrito em 1898 pelo senhor h.g.wells e transformado num programa de rádio pelo senhor orson welles (que não é familiar do escritor) nos anos trinta


diz-se que a história teve tanto impacto porque imensa gente ao ouvir na telefonia pensou que o mundo estava mesmo a ser invadido por marcianos e aquilo começou a mexer com a imaginação do pessoal.
dali foi fácil chegar ao cinema e ser transformado em série de televisão.
mas o mundo nunca se esqueceu desta história e há pouco tempo um realizador judeu (o spielberg, que já fez um filme sobre o holocausto) fez uma grande produção com o tom cruise no papel principal e depois alguém ainda se lembrou de pegar no segundo livro da guerra dos mundos e fazer uma sequela mesmo muito má (a ver se aproveitava a embalagem do marketing)

a base das história de ficção científica que envolvem extraterrestres está toda ali... e isto tudo para dizer que não é só na música que não se faz nada de novo, este é um exemplo no cinema e literatura

 
rui duarte
21:34
domingo
12 ago 2012

"the hunger games"


depois da terra ter dado muitas voltas, daqui a muito tempo, o big brother anda à solta e as coisas são um bocado diferentes. não dá para perceber o que se passou mas a população está cativa, dividida por distritos de onde são anualmente sorteadas duas pessoas para entrar nos "jogos da fome" de onde só restará um sobrevivente.

isto de irem para uma ilha matarem-se uns aos outros e ser tudo filmado e transmitido para o mundo é um decalque de um filme japonês intitulado "battle royale" (realizado pelo realizador amarelo que eu mais gosto e o único que eu sei o nome, takeshi kitano)

posso dizer que estava à espera de muito mais e que foi um filme igual a muitos outros com a agravante da expectativa criada... mas não vou dizer que não gostei.

 
rui duarte
11:12
sábado
11 ago 2012

a viagem é longa, portanto já tive tempo suficiente para ver um filme enquanto repousas candidamente. vi o little miss sunshine e adorei. já conhecia a banda sonora mas não lembrava de grande coisa do filme.



 
palmira maria
14:33
sábado
04 ago 2012

terror e tal
o primeiro filme não é bem de terror, é mais um filme de entretenimento tipicamente americano a querer subir um pouco a fasquia da originalidade, "the cabin in the woods"



não foi assim tão bem sucedido mas não deixa de ser um filme bom para se passar o tempo.

e não sei quase nada sobre o segundo filme! apenas que é mais uma ideia dos senhores do blair witch project e que tem tido muito boas críticas.



e é assim que eu quero ver "lovely molly", quero que seja uma boa surpresa (já fiz a compra online, que é como quem diz o download ilegal e está reservado para uma das melhores próximas noites)

 
rui duarte
18:16
quinta-feira
28 jun 2012

"a invenção da mentira"


"the invention of lying" com o ricky gervais, mais um filme que eu gostei muito mas não estava nada à espera. o que aconteceu naquela altura foi a pouca quantidade e qualidade de filmes lançados e muito tempo livre.

trata-se de uma grande crítica que termina com a melhor sátira da bíblia que eu já vi

 
rui duarte
14:02
domingo
24 jun 2012

"platoon"
trata-se de um filme que já se considera muito antigo, com uma lista de muitos grandes nomes do cinema americano e adorado por muita gente (eu, por exemplo). foi realizado por oliver stone



este é o breve resumo da história, retirado do imdb:
"A young recruit in Vietnam faces a moral crisis when confronted with the horrors of war and the duality of man."

vi o filme quando era muito novinho e já não me lembro bem, por isso quero rever (mas já sei que vai dar muito sono...)

lembrei-me deste filme porque estava há dias a pesquisar pelo "sapo xixi" e parti-me a rir quando encontrei esta piada:


lembras-te da personagem do batatoon, o "sapo xixi"? tinha imensa piada e também sabia cantar. era a personagem com o nome mais genial na história da televisão em portugal (e não encontrei uma única imagem dele)

 
rui duarte
01:39
sábado
26 mai 2012

o futuro na ponta dos dedos
aparentemente o futuro nao chega pelas maos da megalomania da microsoft ou da inspirada apple e podemos dizer que foi tudo gracas a uma grande ideia de uma empresa japonesa que faz consolas de jogos.



enquanto que o kinetic desenvolvido pela microsoft para a sua xbox esta a ser comercializado para os computadores pessoais a 150 euros, este aparelho chamado leap que e feito por uma pequena empresa norte americana custara pouco mais de 50 e diz que e 200x mais preciso... e esta tudo dito.

nota de cinema
se calhar a ideia surgiu de um filme... qual foi?

nota escrita
estou no portatil antigo com um sistema operativo linux bastante rudimentar por isso este texto vai sem acentos ou pontuacao mas espero que de para perceber

 
rui duarte
17:36
quarta-feira
16 mai 2012

rick rosner, 53 anos (o homem mais inteligente do mundo?... isso existe?)
este senhor que actualmente escreve piadas para o programa do jimmy kimmel dava um documentário, foi o que pensou um realizador quando o viu no "quem quer ser milionário" dos states.

este é o tal documentário:


richard rosner quer bater o recorde de maior quociente de inteligência que pertence a um grego e até aqui tudo bem... mas ele não tem o perfil.
para começar depois do liceu decidiu que não queria continuar os estudos porque iria para uma grande universidade onde toda a gente era tão dotada quanto ele e, em vez disso, arranjou artimanhas para repetir o liceu e descobrir o que é ser popular (coisa que nunca conseguiu)

foi stripper, porteiro, modelo nú, etc, etc... até já trabalhou numa loja de animais onde se alimentava da comida de cão porque tinha muita fibra e pouca gordura mas que lhe causou hemorróidas (e ficaram as cicatrizes)

é caso para perguntar: o que é ser inteligente? ou melhor... o que é ser mais inteligente do que os outros?

a pessoa mais inteligente do mundo também é capaz de ser uma das mais felizes (ou será ao contrário?... não há conclusão)

 
rui duarte
21:34
terça-feira
10 abr 2012

só para ti


 
palmira maria
15:55
quinta-feira
05 abr 2012

"it's raining frogs"
é o título do novo episódio de south park (que eu ainda não vi...)


engraçado que é um fenómeno bastante raro que não se sabe explicar mas já aconteceu chover bichos (peixes, rãs, etc.)

referência do cinema:
"magnólia" (com o tom cruise)

 
rui duarte
11:55
terça-feira
03 abr 2012

a minha mãe diz que os beatles eram feios
(e tenho a certeza que referia-se principalmente ao ringo starr...)



esta não foi a minha escolha original para "música de bom dia", tinha escolhido "Lucy in the Sky with Diamonds" e ia escrever sobre as iniciais da música e também da descoberta do senhor albert hofmann, "lysergic acid diethylamide" (mais conhecido por LSD ou, vulgarmente, "ácido")

este senhor nascido na suíça via tudo às cores desde a sua descoberta nos anos 30 (declaradamente) e apesar disso morreu há apenas 4 anos com 102 anos e bastante lúcido.

os beatles eram grandes apreciadores assim como outros criativos/visionários bastante conhecidos que estão por trás de grandes obras e invenções (ultimamente tem-se falado muito no senhor steve jobs, um ganancioso que morreu multi-milionário)

esta música estava nos vídeos relacionados da minha escolha original (bastante colorida) e lembrei-me do filme dos beatles com o mesmo nome ("help") que vi quando era criança. deve ter sido mais ou menos aí que comecei a gostar deles.

 
rui duarte
13:48
domingo
01 abr 2012

"casino royale" (1967)
eu achei bastante engraçado mas não me lembro bem porque passaram-se muitos anos. deixo o trailer como prova que (até) o woody allen já foi o james bond:



este é um filme inspirado nos livros escritos por ian flemming sobre o agente secreto mais famoso do mundo (só por si uma contradição), mas como não foi aprovado por quem fez os outros filmes todos tornou-se o "filme não oficial do james bond".

nota:
pelos vistos qualquer um pode ser o james bond

 
rui duarte
16:43
sábado
17 mar 2012

meia altura
por qualquer razão lembrei-me de ver as alturas dos actores de hollywood, se calhar para confirmar a altura do george clooney (não parece nada baixo mas confesso que gostava que fosse porque ia ter ainda mais piada)

estes são os baixinhos da indústria de cinema norte-americana que eu destaquei:







temos, de cima para baixo: (eu sei que são fáceis de reconhecer mas faço questão e estão agrupados dois a dois por uma questão de espaço, nada mais)

peter sellers, al pacino, tom cruise, robert downey jr, steve buscemi, ben stiller, charles chaplin, alfred hitchcock, ricky gervais, malcolm mcdowell (eu nunca me lembro do nome dele, foi o protagonista principal da laranja mecânica e etc), danny trejo e marlon brando

os próximos são aqueles que eu detesto! também existem em ponto pequeno, o que prova que nem sempre os pequeninos são adoráveis (aos meus olhos)



woody allen (o realizador pateta que os patetas adoram), jack black (faz a voz do kung fu panda e acho que o filme tem pouca piada por causa dele) e, deste nem vou tentar lembrar-me do nome (já confirmei, é jesse eisenberg)... não gosto dele porque ficou associado ao papel do "criador" do facebook, uma personagem insuportável!

os próximos três eram dispensáveis... quem fez esta lista no imdb ("internet movie database") também gosta de jogar com o óbvio.



são o "hobbit" elijah wood, peter dinklage (de "game of thrones", que eu não adorei mas confesso que estou à espera que saia o próximo episódio da nova temporada) e o eterno "mini-me", verne troyer (ficou associado a esta personagem mini-malvada mas refira-se que também foi o mini-austin-powers quando se juntou ao lado dos bonzinhos)

de salientar que a maior parte dos actores conhecidos desta lista de 100 baixinhos são judeus (e não referi nenhum dos asiáticos, que também são óbvios, bruce lee, jet lee e jackie chan)

mas não é muito melhor ser alto, diz que por terem o centro de gravidade mais baixo parecem melhor no ecrâ e mexem-se melhor (se não forem anões ou o danny devito, os baixos, ao contrário do george clooney, correm como pessoas normais)



a bonita sigourney weaver diz que toda a vida passou as passas do algarve por ser mais alta que toda a gente, tinha que dançar com rapazes mais baixos e nunca pôde usar saltos altos para não ficar mal na foto...

só mais uma nota cor-de-rosa:


nunca tinha visto alguém ser detido nos estados unidos com um sorriso na cara e "algemas" largas (a polícia usa aquelas fitas de apertar porque são descartáveis, mais baratas e não se perdem as chaves)

 
rui duarte
20:19
domingo
11 mar 2012

poster do "detective cantor"

há posters bonitos e este é um desses casos (o nome do filme é "the singing detective")

 
rui duarte
22:37
sábado
10 mar 2012

"o detective cantor"


nota cinéfila:
a propósito da actriz carla gugino (e da fase ébria do "roberto")

 
rui duarte
22:23
sábado
10 mar 2012

nunca me vou fartar de ti


 
palmira maria
15:25
quarta-feira
07 mar 2012

"vagina dentata"


conselho do dia:
é preciso lavar os dentes todos os dias

 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "filmes que eu vi e gostei".
 
1 2 3
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria