escritas com a etiqueta "efemérides".
00:01
quinta-feira
02 fev 2012

o dia da marmota

tem muita piada (groundhog day!)

 
rui duarte às 12:52 de 10 dez 2011 (sábado)
08:14
quarta-feira
11 jan 2012

Whisky a Go Go


é um clube noturno de West Hollywood, Califórnia, na 8901 Sunset Boulevard em Sunset Strip. É por vezes catalogada como a primeira discoteca dos Estados Unidos.
Embora o clube seja rotulado de discoteca, também tem por vezes actuação de bandas ao vivo. Artistas como Linkin Park, The Byrds, Alice Cooper, Buffalo Springfield ou Love actuaram algumas vezes, e os The Doors chegaram a ser a banda da casa, até serem despedidos por tocarem a canção The End.

tudo para dizer que faz anos que foi inaugurada em 1963 a "provavelmente primeira discoteca no mundo e, quem sabe, a primeira na américa"

 
rui duarte
08:07
quarta-feira
11 jan 2012

374º aniversário de nicolas steno
mas quem é o senhor steno que o google está a lembrar durante o dia de hoje?...



considerado o pai da geologia... (aqui já perdi um bocado o interesse) foi este dinamarquês quem afirmou que as rochas formam-se horizontalmente e que as camadas de rocha mais baixa são mais antigas a não ser que tenha havido perturbações.
mas começou por dedicar-se à anatomia e até provou, recorrendo à geometria, que o músculo tenso muda a sua forma mas nunca o seu volume (verdade... verdade...)


a parte engraçada é que este senhor foi beatificado pelo papa joão paulo segundo em 1987 (e esta não percebi...) porque era luterano e passou a católico (a religião que passou a considerar "a verdadeira") e depois foi ordenado padre e enviado a tentar convencer outros luteranos! e diz que era muito piedoso e tal...
tretas! muito fixe era que a verdadeira religião fosse a dos luteranos e o homem afinal estava certo (mais valia continuar a olhar para calhaus em vez de perder tempo com essas coisas)

 
rui duarte
10:38
terça-feira
10 jan 2012

"metropolis"


estreou nos cinemas num dia como hoje e é um filme alemão de ficção científica (considerado o primeiro deste género) produzido em 1927 e realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi a produção europeia mais cara até aquela data, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão. O argumento, baseado no romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang.

resumo do filme, retirado da wikipédia:
O enredo é ambientado no século XXI, numa grande cidade governada autocraticamente por um poderoso empresário. Os seus colaboradores constituem a classe privilegiada, vivendo num jardim idílico, como Freder, único herdeiro do dirigente de Metropolis.
Os trabalhadores, ao contrário, são escravizados pelas máquinas, e condenados a viver e trabalhar em galerias no subsolo. Num meio de miséria entre os operários, uma jovem, Maria, destaca-se, exortando os trabalhadores a se organizarem para reivindicar seus direitos através de um escolhido que virá para os representar.

O ponto alto do filme e grande mote é, sem dúvida, o final onde a metáfora "O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração!" se concretiza no simbólico aperto de mão mediado por Freder entre Grot (líder dos trabalhadores) e Jon Fredersen - o empresário.

hitler ficou muito impressionado com este filme e tentou contratar o realizador para fazer propaganda nazi mas o senhor fritz fugiu para paris onde realizou várias peças contra o regime nazi e mais tarde foi viver para os estados unidos.

 
rui duarte
14:46
segunda-feira
09 jan 2012

metro de londres


em 1863, num dia como o de hoje, foi inaugurado o primeiro metropolitano (comboio subterrâneo) do mundo.
foi na cidade de londres e tinha 7 quilómetros de extensão.

 
rui duarte
23:01
domingo
08 jan 2012

herman hollerith
era um método muito "rústico" mas pode-se dizer que o processamento de dados moderno começou com a invenção de um americano que foi patenteada há exactamente 123 anos (a efeméride é esta)



a grande novidade foi o uso da electricidade neste tipo de tarefas. as suas máquinas foram usadas para realizar os censos da américa num tempo recorde de 1 ano enquanto que os anteriores, feitos à mão, demoraram quase oito anos.



a inspiração para este invento, simples cartões perfurados, foram os bilhetes de comboios que eram picados.

e ainda falta dizer que este senhor fundou a sua própria empresa que viria a tornar-se a IBM (e esta?...)

nota inventiva:
hoje descobri que o dia do inventor foi instituído a 9 de novembro mas falo nisso depois

 
rui duarte
14:49
sábado
07 jan 2012

a família addams


hoje o google celebra o centésimo aniversário de charles addams, o criador da banda desenhada famosa que veio a culminar na série dos anos sessenta (de 1964 a 1966) e nos filmes mais recentes (e jogos de computador e acho que também uns desenhos animados)



neste parágrafo (por traduzir) dá para perceber a genialidade da família:

"The Addams Family characters include Gomez, Morticia, Uncle Fester, Lurch, Grandmama, Wednesday, Pugsley, and Thing. Addams drew them as a satirical version of the typical American family. They were an eccentric, wealthy clan who often found pleasure in the macabre and were completely unaware that people found them bizarre or frightening."

gosto muito e fiquei com a música em repeat na cabeça...

 
rui duarte
12:58
segunda-feira
26 dez 2011

"tempo" (e a mosca tsé-tsé)
tenho imensa coisa a tratar e era para ter aproveitado a manhã mas deixei-me dormir depois do pequeno almoço, até agora...
chegou a hora de recuperar a manhã perdida e vim ao computador ver se havia emails (aquelas coisas electrónicas deprimentes), etc. e passei pelas efemérides a ver se há alguma interessante e... esta tem a ver com o "homem do ano" na revista time e a primeira vez em que a personalidade não era humana mas sim um computador! (isto deixou-me a pensar se o "homem do ano" algum dia foi uma mulher ou criança).
estávamos em 1982:


assim de repente, em 2006 a personalidade do ano foi... o leitor! para dar graxa e tal:


isto da "pessoa do ano" (mas formalmente referido como "homem do ano") começou em 1927 e em apenas 9 edições apareceu a primeira mulher: wallis simpson


mas o que terá feito ela de tão grandioso para ser capa da time?... pois... era uma socialité americana cujo terceiro marido foi o principe eduardo, duke de windsor, que abdicou do seu trono de rei para casar com ela... resta saber se foram felizes para sempre



quando pesquisei pela capa da "mulher do ano" na time, encontrei uma foto em que estão esta donzela, o príncipe com os olhos mais bonitos do mundo e outra personalidade que, apesar de politicamente incorrecto, mereceu o mesmo título na capa desta revista no ano de 1938, adolf hitler (se alguém estiver com vontade de reclamar, fique a saber que no ano seguinte seria a vez do estaline.. e outra vez em 1942... mas uma coisa é certa, o estaline com aquele bigode fica muito bem de perfil)

mas aquilo agora parece que pode ser qualquer pessoa, basta ser presidente dos estados unidos (até o nixon foi, 2 anos seguidos! e também o preto já foi) ou o senhor que fez uma página da internet (o facebook) e este ano foram "os protestantes" (ou seja, a malta dos cartazes que faz barulho)

enfim, é o mundo em que vivemos e temos a agradecer esta consagração nunca ter calhado à dupla milli vanilli.


(toda a gente diz mal mas eram fofinhos, ahahah!)

 
rui duarte
08:38
quarta-feira
21 dez 2011

hoje é inverno! (e o fim do mundo)
"é o dia do solstício de dezembro, quando começa o inverno no hemisfério norte e o verão no hemisfério sul. portanto, é o dia mais longo e a noite mais curta no hemisfério sul e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério norte" (wikipédia)



também vale a pena referir que falta exactamente 1 ano para o fim do mundo ou, como diz quem não tem mais nada que faça, terminará o ciclo de 5125 anos do calendário maia.

 
rui duarte
16:12
terça-feira
20 dez 2011

para além do mar


Somewhere beyond the sea,
Somewhere, waiting for me,
My lover stands on golden sands
And watches the ships that go sailing;

Somewhere beyond the sea,
She´s there watching for me.
If I could fly like birds on high,
Then straight to her arms I´d go sailing.

It´s far beyond a star,
It´s near beyond the moon,
I know beyond a doubt
My heart will lead me there soon.

We´ll meet beyond the shore,
We´ll kiss just as before.
Happy we´ll be beyond the sea,
And never again I´ll go sailing!

desde seu nascimento que bobby darin enfrentou diversas dificuldades, a começar quando, ainda na infância, o médico constatou que ele sofria de problemas cardíacos e estimou-lhe pouco tempo de vida. Por isso decidiu viver a sua vida de maneira muito intensa, como se todos os dias fossem o último.

faz anos que este senhor morreu em 1973 com 37 anos

nota musical:
bobby darin - beyond the sea

 
rui duarte
00:01
segunda-feira
19 dez 2011

96º aniversário da edith piaf

foi assim que o ano passado recordou esta senhora, bonito.

 
rui duarte às 13:28 de 05 dez 2011 (segunda-feira)
11:48
sexta-feira
16 dez 2011

pregos
hoje não tenho alternativa mas ainda assim vou tentar resistir aos pregos do snack bar que já enjoei de tantos.



(foto tirada a um dos meus muitos almoços)

neste dia, igual aos outros, nasceu um senhor com uma cabecinha acima da média: arthur c. clarke (o senhor que escreveu, entre muitas outras coisas, "2001, odisseia no espaço")



e, fora de contexto, como eu gosto de "citações" e ideias dos famosos, fica uma frase simples e descomplicada do senhor einstein (que era um bocado básico...)



nota ilustrada:
(esta nota é para estragar a escrita porque eu não gosto de quem tem a mania das grandezas) ontem estava a ler o jornal e quem me apareceu??? o camionista cantor com um texto inútil...



nota sentida:
hoje sinto-me simples e descomplicado

 
rui duarte
15:50
terça-feira
06 dez 2011

são nicolau
na holanda, belgica, parte da alemanha e lá para aqueles lados, ontem foi dia de prendas porque foi véspera do dia de são nicolau (celebrado no norte da europa e por todo o leste, principalmente na mãe rússia)


o homem era um milagreiro que gostava de dar prendas às escondidas (esta espécie de bispo russo metia uma moedinha no sapato de quem o deixasse à porta da igreja... mas não é suposto ser ao contrário?)

contam-se várias histórias mas as que eu gostei mais foi de um talhante que matou três criancinhas para fazer fiambre e são nicolau ressuscitou os pequenitos (será que também conseguia reverter porquinhos?), e ainda há aquela de um senhor que não tinha dinheiro para casar as filhas (o quê?...) e então o futuro pai natal deixou em segredo três bolsas com moedas de ouro naquela casa para evitar que as três moças se tornassem prostitutas (que belo conto de natal...) e ainda há mais lenga-lengas mas não tenho mais pachorra.

 
rui duarte
13:14
segunda-feira
05 dez 2011

dia dos namorados (na china)
hoje descobri, graças às comemorações do google, que o dia dos namorados na china calha no dia 6 de agosto.



e que o eléctrico de lisboa fez 110 anos a 31 de agosto.



para terminar, na China, Hong Kong, Singapura e Taiwan festeja-se o dia do dragão a 6 de junho.



viva ao google.

 
rui duarte
14:25
domingo
04 dez 2011

jeff bridges
este actor faz hoje 62 anos e estes foram os seus filmes que eu mais gostei:





são ambos de ficção científica e lembro-me deles quando era muito pequenino (ainda lia as legendas devagar e por isso tinha que ver os filmes mais do que uma vez)

mas este senhor entrou em muitos mais filmes muito bons (tantos que não vou fazer listas para correr o risco de deixar algum de fora...)

 
rui duarte
11:01
sexta-feira
02 dez 2011

a queda de julee cruise
ontem fez anos que nasceu, em 1956, uma senhora com um sobrenome (re)conhecido. pensei que tivesse alguma relação com o tom mas nada disso, é uma cantora (e actriz) que fez a música-tema da série twin peaks do realizador david linch (aquela que eu adorei até chegar ao final... porque não teve um final digno da série)

eu adoro esta música! o título é "falling":



notas:
twin peaks foi uma série normal que teve um final psicótico (para ser simpático) e, já agora, o título "twin peaks" tem qualquer coisa de maroto ou não?

 
rui duarte
19:13
quinta-feira
01 dez 2011

o rei dos mares: poseidon
se fossemos as avós dos gregos hoje festejávamos o dia do deus do mar (e eu gosto do mar)



"o deus supremo dos mares, comandando não apenas as ondas, correntes e marés, mas também as tempestades marinhas e costeiras, provocando nascentes e desmoronamentos costeiros com o seu tridente. Embora seu poder pareça ter se estendido às nascentes e lagos, os rios, por sua vez, têm as suas próprias deidades, não obstante o facto de que Posídon fosse dono da magnífica ilha de Atlântida"

(wikipédia)

 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "efemérides".
 
1 2 3 4 5 6
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria