escritas com a etiqueta "cinema".
09:12
quarta-feira
25 jan 2012

filmes de terror
o terror nórdico foi uma boa surpresa que eu já conhecia. foi num momento de aborrecimento que me lembrei que o ideal para animar as coisas um pouco era um bom filme de terror... mas qual filme? mais uma daquelas sequelas intermináveis de hollywood (que eu por acaso gosto)?... um daqueles filmes com vampiros e lobisomens onde o terror não passa do péssimo argumento e da interpretação? não... tinha que ser uma coisa diferente:


uma pesquisa rápida na internet sugeriu-me estes seis filmes do norte da europa (de países como a suécia, dinamarca ou noruega, não sei mesmo... aquelas línguas parecem-me todas chinês ou marciano)

não é por acaso que normalmente estes filmes têm direito a "remakes" de hollywood que são mais polidos, com actores conhecidos e efeitos visuais de vanguarda (mas nem é por serem realmente originais... é mesmo porque são muito melhores)

nota cinéfila:
gostos são gostos e o meu é este
 
rui duarte
01:44
sábado
21 jan 2012

"o homem do futuro"


bom filme, gostei, e esta música ficou no ouvido

 
rui duarte
18:40
domingo
15 jan 2012

"immortals"

foi uma boa desculpa para passar quase todo o dia a fazer nenhum... um bom filme na onda do "300" mas desta vez a história de um mortal, teseus, com direito a deuses gregos, muitos dourados e efeitos visuais excelentes.

 
rui duarte
11:26
quarta-feira
11 jan 2012

os anos passam e as páginas dos livros ficam amarelas
ainda me lembro da estreia do filme do harry potter e da expectativa pela criança-actor que encarnaria a personagem principal (e da minha desilusão, porque queria um menino menos limpinho e com aspecto de rebelde... e não aquela "florzinha de estufa")



o facto é que os meninos do primeiro harry potter em filme cresceram e a estrela principal já fuma e faz peças de teatro como veio ao mundo, a menina aparece na capa da marie claire e em páginas duvidosas pela internet e o ruivo já tem (alguma) barba mas continua à procura de uma alma.

 
rui duarte
11:16
quarta-feira
11 jan 2012



(o rato mickey e o coelho oswald)

 
rui duarte
10:38
terça-feira
10 jan 2012

"metropolis"


estreou nos cinemas num dia como hoje e é um filme alemão de ficção científica (considerado o primeiro deste género) produzido em 1927 e realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi a produção europeia mais cara até aquela data, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão. O argumento, baseado no romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang.

resumo do filme, retirado da wikipédia:
O enredo é ambientado no século XXI, numa grande cidade governada autocraticamente por um poderoso empresário. Os seus colaboradores constituem a classe privilegiada, vivendo num jardim idílico, como Freder, único herdeiro do dirigente de Metropolis.
Os trabalhadores, ao contrário, são escravizados pelas máquinas, e condenados a viver e trabalhar em galerias no subsolo. Num meio de miséria entre os operários, uma jovem, Maria, destaca-se, exortando os trabalhadores a se organizarem para reivindicar seus direitos através de um escolhido que virá para os representar.

O ponto alto do filme e grande mote é, sem dúvida, o final onde a metáfora "O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração!" se concretiza no simbólico aperto de mão mediado por Freder entre Grot (líder dos trabalhadores) e Jon Fredersen - o empresário.

hitler ficou muito impressionado com este filme e tentou contratar o realizador para fazer propaganda nazi mas o senhor fritz fugiu para paris onde realizou várias peças contra o regime nazi e mais tarde foi viver para os estados unidos.

 
rui duarte
09:34
segunda-feira
09 jan 2012

"les petroleuses"


neste filme de 1971 contracenam a brigitte bardot e claudia cardinale, duas senhoras bonitas da altura e que não eram americanas.

nota no feminino:
mais este pormenor para reafirmar que quase nada do que se faz em hollywood é original (roam-se de inveja penelope cruz e salma hayek)

 
rui duarte
09:28
segunda-feira
09 jan 2012

boa noite "coelhinho meloso"


o tal diálogo entre o pumpkin e a honney-bunny passa-se no início do "pulp fiction"

nota nocturna:
esta escrita ficou por publicar ontem à noite porque adormeci (e nem me dei conta...)

 
rui duarte
23:05
domingo
08 jan 2012

"dr. no"


foi o primeiro filme do james bond que eu vi (também o caso de muito boa gente), conta com um escocês no papel de agente secreto 007 (sean connery) e... é um bom filme.

nota:
gostei imenso dos três assassinos por contrato no início do filme ao som da música dos três ratos cegos (three blind mice)

 
rui duarte
22:55
domingo
08 jan 2012

"a lagoa azul"
cá está uma coisa que eu não fazia ideia! o filme de 1980 "a lagoa azul" com a brooke shields no papel principal é um remake do filme original de 1923 e já tinha havido um primeiro remake em 1949:



ora... há pouco tempo referi todas as produções em torno da família addams sejam os desenhos animados, filmes, livros e séries mas ficou por referir os musicais na broadway e...
como há dias falamos sobre "o que andará a fazer a brooke shields?"



actualmente a brooke shields tem o papel de morticia, a elegante "mãe" da família addams (e eu achei uma coincidência estes assuntos estarem relacionados)

notas literárias de início do século anterior:
"a lagoa azul" foi escrito por henry de vere stacpoole e publicado em 1908. a trilogia completa-se com "the garden of god" (1923) e "the gates of morning" (1925).
o "regresso à lagoa azul" com a milla jovovich não teve muito a ver com os livros... foi uma "criação livre" de hollywood

 
rui duarte
21:53
domingo
08 jan 2012

"rock n rolla"


realizado pelo ex-marido da madonna (guy ritchie) com muitos bons actores, um deles o senhor do "300", gerard butler que é bom actor e há quem diga que é bonito

fico impressionado sempre que dizem que não gostaram do filme... mas porquê?...

 
rui duarte
14:49
sábado
07 jan 2012

a família addams


hoje o google celebra o centésimo aniversário de charles addams, o criador da banda desenhada famosa que veio a culminar na série dos anos sessenta (de 1964 a 1966) e nos filmes mais recentes (e jogos de computador e acho que também uns desenhos animados)



neste parágrafo (por traduzir) dá para perceber a genialidade da família:

"The Addams Family characters include Gomez, Morticia, Uncle Fester, Lurch, Grandmama, Wednesday, Pugsley, and Thing. Addams drew them as a satirical version of the typical American family. They were an eccentric, wealthy clan who often found pleasure in the macabre and were completely unaware that people found them bizarre or frightening."

gosto muito e fiquei com a música em repeat na cabeça...

 
rui duarte
12:14
sexta-feira
06 jan 2012

ovelha negra

um dos filmes "de terror" mais estranhos e surpreendentes de sempre, "black sheep"

 
rui duarte
 
16:07
quarta-feira
28 dez 2011

a madonna e a wallis simpson
ainda há dias falei nesta senhora que foi considerada a personalidade do ano (há muitos anos) pela revista time



e não é que a madonna vai fazer um filme sobre essa história (que encantos tem uma pessoa para fazer com que um futuro rei renuncie ao trono?)

enfim, isto não é presunção mas parece que andamos a ler das mesmas fontes ou a ter as mesmas ideias.

 
rui duarte
10:36
domingo
25 dez 2011

gato das botas

o verdadeiro filme familiar de natal

 
rui duarte
 
08:48
sexta-feira
23 dez 2011

o sol está quase a aparecer!
(o sol já deve ter aparecido mas quando eu comecei a escrever isto ainda estava de noite)

no inverno temos montes de desvantagens, os dias são mais curtos e apetece dormir mais porque está frio que causa moleza quando se está na cama...
é a sensação de já não se ter sono e mesmo assim não apetecer levantar mas lá tem que ser, não é? (é a injustiça da existência!) e logo hoje que tenho um dia começado por umas compras ligeiras, depois vou puxar pelo pouco intelecto que consigo dar uso e depois dedicar a noite aos amigos, alguns que não vejo há algum tempo (e é sempre bom rever alguém quando não se está farto dessa pessoa), no meio da confusão!!!
eu estou a reclamar mas gosto (quanto baste) desta confusão específica porque é a noite na cidade do funchal (para quem não sabe, o funchal é a capital do arquipélago da madeira) em que toda a gente vai ao mesmo sítio tomar um copo ou comprar tangerinas ou fazer o que lhe apetecer e todas as gerações de todas as classes sociais estão lá.

os primatas são estúpidos e não admira que tenhamos ficado em terceiro lugar na escala de inteligência planetária terrestre (em segundo lugar ficaram os golfinhos e em primeiro não posso dizer)

mas não se pode dizer que somos melhores que os outros porque tenho a impressão que toda a gente pensa isso, apenas é de nós próprios que temos que gostar e não dar importância a quem não gosta de nós... ainda há dias estava a ler em "shit my dad says" (uma conta do twitter, livro e ex-série-de-televisão) que não nos devemos focar em quem não gosta de nós, é demasiado óbvio que quando se faz um piquenique não se estende a toalha ao pé do único có-có de cão no jardim (ou então ao pé de um ninho de formigas)

o velho tem muita piada (mesmo!), enquanto estive a confirmar a opinião do senhor sobre os inimigos encontrei um pequeno texto que achei engraçadíssimo e não resisto a partilhar. é sobre a estupidificação pela internet:

- " What I´m trying to say is, don´t it trouble you that there´s a whole generation of people growing up that just say whatever the fuck they want, without any consequences?"
- "I don´t know, that´s just the internet," I said.
- "Don´t you get what that means, though?"
- "Not really," I replied.
- "You´re a bright kid but you sure like to wear an asshole´s costume every once in a while. It means that the future leaders of your country, I say your ´cause I´ll have long decomposed, are gonna be people that have absolutely no experience with actual confrontation. Thirty years from now the President of the most powerful country in the world is going to be some little shit who sat at his computer and hurled insults three feet away from his mommy´s tit like it was no big deal. I don´t condone fighting, but when a human being understands that his or her actions might result in a giant fist up his or her ass, he or she learns a thing or two about acting before they speak. All I´m saying is, I´m glad I´m going to be dead. Also, happy birthday. That´s why I called."

enfim, são palavras sábias e sabem tão bem. mas vou terminar:

gosto sempre de começar com uma imagem para ilustrar mais ou menos o que se pode ler à frente (uma espécie de "isto é o que te espera se continuares a ler") mas desta vez é ao contrário, a imagem vem no final:



(eu gosto deste vestido de noiva mas por cá, neste cantinho do planeta, era capaz de dar um bocadinho nas vistas)

 
rui duarte
18:16
quinta-feira
22 dez 2011

best-seller
uma das razões para o sucesso das vendas do "guia de quem anda à boleia pela galáxia"


tem isto escrito na contra-capa: "não entres em pânico"

 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "cinema".
 
1 2 3 4 5 6 7 8
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria