escritas com a etiqueta "os ensinamentos que vos deixo".
10:51
sábado
10 dez 2011

"cau de panela"

uma pessoa já não se pode enganar, eu queria dizer "pau de canela" e saiu isto (estava toda a gente a falar e era suposto ninguém ter ouvido mas um par de orelhas foram suficientes)

eu uso os paus de canela como palhinha a tomar o café (hummm!) e depois trinco-os mas aquilo é picante (pica muito na língua) e já fiz muita má figura a "cuspir em emergência"

 
rui duarte
21:06
sexta-feira
09 dez 2011

o "efeito tetris"

é um fenómeno comprovado que acontece quando uma pessoa presta atenção e tempo suficiente a uma actividade e depois esta sobrepõe-se aos pensamentos, imagens mentais e sonhos.

foi baptizado assim porque quem já jogou tetris afincadamente provavelmente experimentou a tendência para "transformar" mentalmente tudo aquilo que vê em peças de tetris (os edifícios, prateleiras do supermercado, etc) e quando fecha os olhos para dormir continua a ver as peças a cair e até sonha com isso.

é uma espécie de "hábito mental" e pode-se chamar "alucinação" (dizem os aldrabões especialistas)

 
rui duarte
17:59
quinta-feira
08 dez 2011

bom dia tardio e em tons de azul
(em primeiro lugar, apetece-me comer cerejas e isto não é "azul")



muito bem, vamos falar sobre mim:
tenho descurado as horas de sono nas noites passadas e esta foi a vingança... foi o tempo de acordar, "almoçar", fazer uma caminhada forçada, tomar café, tomar um comprimido para a dor de cabeça e começar a trabalhar. o meu dia foi assim até este momento em que estou a escrever.
(hoje não houve notícias dos hackers norte-coreanos que tentam invadir o computador do meu pai para lhe roubar os fados e deixam vírus como recordação... sempre que isto não acontece o dia tem potencial para ser bom)

calças de ganga:


ontem dei a peta que o azul das calças de ganga vem da pedra pomes mas estava redondamente enganado, a pedra pomes é uma coisa mais ou menos recente e não é usada para colorir, apenas para amaciar (houve alguém que se lembrou de meter pedras-pomes nas máquinas de lavar e assim as calças chegavam ao freguês com um aspecto menos novo e prontas a usar).

foram os garimpeiros, pioneiros das calças de ganga, que acharam que faziam boa figura ao tingir as calças com corante azul (chamado indigo, que dantes era feito com extracto de plantas mas passou a ser feito com petróleo) porque era a cor que, quando desvanecida, não dava às calças um aspecto de trapo velho. estes senhores passavam a semana a sujar as calças e bastava entrar pelo rio a dentro com as calças vestidas e esfregá-las com pedras para ficarem "como novas".

trabalhavam com as mesmas calças com que iam dançar ao fim de semana, e foi isto que deu projecção a esta inovadora peça de roupa: era multi-usos e "descontraída" e durava imenso tempo.

voltando às cerejas, estou desesperadamente à procura de uns pequenos chupa-chupas com sabor a cereja e pauzinho verde que me lembro dos tempos de infância.
há-de haver em alguma loja de doces ou mercearia... e ofereço recompensa.

nota:
hoje estou particularmente apaixonado (aliás, como em todos os outros dias, iguais ou parecidos a este)

 
rui duarte
00:23
quinta-feira
08 dez 2011

swarovski


pelo que pude pesquisar em breves momentos, existem cristais destes em todas as coisas e mais algumas :) não deixam de ser bonitos e amanhã vou conhecê-los de perto!!

são de origem austríaca e remontam aos finais do século XIX. diz a wikipedia:
"Os cristais Swarovski foram criados quando Daniel Swarovski inventou uma máquina de corte automática em 1892. No ano de 1895, a companhia Swarovski foi fundada quando o criador abriu uma fábrica de cortes em Wattens. Naquela cidade, Daniel Swarovski soube tirar vantagem da hidroeletricidade local para utilizar na moenda de alta intensidade elétrica que ele patenteou."

os meus sonhos serão cheios de luzinhas e tu vais estar lá!

 
palmira maria
22:19
terça-feira
06 dez 2011

esta é a nossa senhora de kazan que já esteve em fátima


 
palmira maria
15:50
terça-feira
06 dez 2011

são nicolau
na holanda, belgica, parte da alemanha e lá para aqueles lados, ontem foi dia de prendas porque foi véspera do dia de são nicolau (celebrado no norte da europa e por todo o leste, principalmente na mãe rússia)


o homem era um milagreiro que gostava de dar prendas às escondidas (esta espécie de bispo russo metia uma moedinha no sapato de quem o deixasse à porta da igreja... mas não é suposto ser ao contrário?)

contam-se várias histórias mas as que eu gostei mais foi de um talhante que matou três criancinhas para fazer fiambre e são nicolau ressuscitou os pequenitos (será que também conseguia reverter porquinhos?), e ainda há aquela de um senhor que não tinha dinheiro para casar as filhas (o quê?...) e então o futuro pai natal deixou em segredo três bolsas com moedas de ouro naquela casa para evitar que as três moças se tornassem prostitutas (que belo conto de natal...) e ainda há mais lenga-lengas mas não tenho mais pachorra.

 
rui duarte
13:21
segunda-feira
05 dez 2011

assim o google recordou charlie chaplin (charlot) no dia do seu 122º aniversário, a 16 de abril



este senhor é um dos meus heróis, nunca gozava com os fracos ou pequeninos, apenas com os "outros"

nota:
estas "imagens comemorativas" do google chamam-se doodles

 
rui duarte
22:56
domingo
04 dez 2011

isto é singapura, que é um país!


é um micro estado mas não deixa de ser um país e até parece interessante.

 
palmira maria
15:44
quinta-feira
01 dez 2011

foi num dia igual a este, que em 1640 voltamos a ser tugas!


 
palmira maria
23:11
terça-feira
29 nov 2011

boa noite

apesar de ainda ser "cedo" fica já esta "boa noite", um pouco improvisada mas tão sentida quanto nos outros inícios de sono.

dorme bem.

nota fora de contexto:
a raínha victória é a prova que as pessoas com queixo fraco podem ter personalidade forte.
(e nem toda a gente é bonita mas não existem pessoas realmente feias... depende dos padrões de beleza)

 
rui duarte
22:47
terça-feira
29 nov 2011

david copperfield


não é este é o outro:



 
palmira maria
22:40
terça-feira
29 nov 2011

charles dickens (1812 - 1870) inglês da época vitoriana* é o autor do livro que estou a ler de momento: "contos de natal". este senhor foi um dos primeiros escritores a inserir a crítica social na literatura e só por isso merece ser refenciado e isto não é um espasmo esquerdista. este senhor ao contrário dos burgueses badochas que defendiam a tomada do poder pelos proletários, provou o "doce amargo" da vida...no trabalho!



*a era vitoriana decorreu como o próprio nome indica durante o reinado da rainha Vitória (1837 - 1901), foi uma época de grande prosperidade e paz, deviam estar todos entretidos a jogar cricket :P

 
palmira maria
18:39
terça-feira
29 nov 2011

amish
esta vem a propósito do último episódio de family guy: as bonecas amish não têm cara!



segundo os resultados das minhas pesquisas pelo fabuloso reino da internet, isto não foi sempre assim! há relatos de bonecas amish com cara e até ouvi uma história engraçada:

certo dia uma senhora ofereceu uma boneca normal, com olhos e tudo, a uma menina amish mas assim que o pai da criança deitou as mãos ao brinquedo arrancou a cabeça e coseu uma cabeça de trapo sem traços faciais.
o seu argumento é que apenas nosso senhor tem o poder de criar pessoas e daqui se conclui que: se tem olhos é uma pessoa (de criação divina)

nota:
para quem não sabe, os amish fazem parte de sociedades que decidiram seguir um estilo de vida simples, longe das comodidades da vida moderna: não têm electricidade, esgotos ou água canalizada e as suas roupas, casas, mobílias são as mais simples possíveis.
chamam-se "amish" porque são os seguidores de um senhor jakob ammann (ammann->amish) que decidiu levar algumas passagens da bíblia à letra e deu naquilo.

(não me choca porque há pancadas para tudo e cada cabeça é um mundo)

 
rui duarte
23:28
segunda-feira
28 nov 2011

óculos

isto é como a varinha do harry potter:
não somos nós que escolhemos o par de óculos perfeito, ele é que nos escolhe a nós.

 
rui duarte
15:32
domingo
27 nov 2011

isto é um beagle?... (o anti-cristo!)
há teorias que provam que o david hasselhoff é o anti-cristo mas eu lembro-me do justiceiro e gosto deste actor/cantor/etc. que até tem jeito para a coisa e não é alemão (mais valia)

estes são labradores:



e a coisa piora... não sei o nome destes cães com pregas mas não são beagles:


lembrei-me deste senhor porque, em tempos, teve o privilégio de ser o primeiro a cantar após a queda do muro de berlim e afirmou com todo o seu ego que foi graças a ele que a malta quis mandar o muro abaixo. achei piada.



gosto dele.

 
rui duarte
13:19
domingo
27 nov 2011

brisa cola

é como a coca-cola mas é brisa (brisa-coca-cola)

 
rui duarte
11:00
domingo
27 nov 2011

arizona


nota para nunca mais me esquecer:
o grand canyon fica no estado do arizona e podia muito bem ser no nebraska (estou só a dizer)

nota para quem não sabe ao certo o que é o "grande vale", como eu:
"este vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos" (retirado da wikipédia)

 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "os ensinamentos que vos deixo".
 
1 2 3 4 ... 11 12 13 14 15 16
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria