escritas com a etiqueta "cinema".
20:19
domingo
11 mar 2012

poster do "detective cantor"

há posters bonitos e este é um desses casos (o nome do filme é "the singing detective")

 
rui duarte
22:37
sábado
10 mar 2012

"o detective cantor"


nota cinéfila:
a propósito da actriz carla gugino (e da fase ébria do "roberto")

 
rui duarte
10:28
sexta-feira
02 mar 2012

tim burton e o senhor morcego


o que nem toda a gente sabe ou lembra-se é que o tim burton já realizou dois filmes do batman:

"batman returns" (1992, com o michael keaton, o tal da michelle pfiffer e o pinguim) e "batman forever" (1995, o homem-morcego já era interpretado pelo val kilmer, acompanhado da nicole kidman, tommy lee jones e o jim carrey)

 
rui duarte
10:35
quinta-feira
01 mar 2012

o batman gosta de nespresso

pois, o george clooney já foi o homem-morcego (trata-se do pior filme do batman de sempre!)

 
rui duarte
23:23
segunda-feira
27 fev 2012

meryl streep


eu tinha uma certeza de ferro

 
rui duarte
06:44
segunda-feira
27 fev 2012

o artista


a academia decidiu "inesperar" e deu a estátua dourada a um francês... o que significa que (felizmente!) este não foi o ano do george clooney, de resto foi mais ou menos o que já se esperava.

a dama de ferro ganhou a melhor actriz e melhor "maquilhage" (quem diria...)

nota artística:
artista é o júlio isidro (agora fiquei louco para ver o filme do francês!)

 
rui duarte
15:32
domingo
26 fev 2012

óscares (os palpites)
vou tentar adivinhar quem vai ganhar os óscares este ano sem ter visto um único filme e poucos trailers, a maior parte dos filmes nem conhecia.



o prémio para melhor filme:
se o brad pitt fosse menos novo ou mais vaidoso eu diria que um dos seus filmes iria ganhar mas não fico por aqui... o scorcese não vai ganhar novamente tão cedo por isso descarto o "hugo", talvez o spielberg com o cavalo de guerra (é judeu e é um dos mais influentes naquela indústria) e os restantes não conheço mesmo e por isso nem posso expressar-me.
mas posso dizer que o meu preferido é "tree of life" (com o brad pitt, realizado por um senhor cujo trabalho eu adoro mas não me lembro o nome)
a minha conclusão:
penso que este será o ano do george clooney... o melhor filme vai para "the descendants" (eu nunca vi sequer o trailer, é mesmo por palpite)

melhor actriz e actor:
mais uma vez esquivo-me ao brad pitt e nem pensar no francês! talvez o gary oldman mas acredito que estamos condenados ao george clooney.
a melhor actriz será obviamente a meryl streep. a única nuance, que me veio estragar os planos, é o filme da glenn close que até é parecida mas com menos verniz. pela "luta" que foi fazer este filme e pelo "papelão com muito pó de arroz" (mas acredito que nada tira a re-consagração à consagrada meryl streep)

gostava imenso que na melhor realização ganhasse o terrence malick (que realizou "a árvore da vida", o tal que nunca me lembro o nome, faz filmes simples mas muito intensos) mas acho que não nos livram de alexander payne (o realizador de "the descendants" porque este é o ano do george clooney, já tinha dito?...)

na animação espero com toda a minha boa vontade que ganhe o rango e nunca o gato das botas ou o kung fu panda 2.

o resto é conversa:
melhor guarda roupa (ou então "melhor qualquer coisinha para não dizeres que vais daqui sem nada porque somos maus") para a marilyn monroe e para o filme francês.
o filme do spielberge e o do scorcese hão-de ambos ganhar qualquer coisa nem que seja o argumento ou a fotografia

temos que ver uma coisa:
qualquer dos filmes nomeados foram escolhidos a dedo e já estão todos a ganhar, destes ganha o "melhor".

penso que este ano não vou perder o meu sono (a não ser que não consiga mesmo dormir)

 
rui duarte
18:24
segunda-feira
20 fev 2012

efemérides de 20 de fevereiro
ainda esta manhã lembrei-me disto, 20 de fevereiro pareceu-me bastante familiar por causa do temporal na ilha da madeira em 2010 (já lá vão dois anos e parece que foi ontem)

de qualquer maneira, descobri que a banda-desenhada do batman e do seu fiel amigo robin começou a ser publicada nos jornais americanos em 1944.



e estreou em 1985 o filme "brazil", do género "mind-fuck" (designação para filmes com uma lógica muito bem dissimulada ou que abordam assuntos confusos... acho que se percebe mais ou menos o que significa a designação)



muito bom! vi há poucos anos e adorei (o título completo seria qualquer coisa como: "brazil - o outro lado do sonho").
as partes boas é que se trata de um filme britânico que muita gente gostou e a acção não decorre no brasil.

e "pode-se aprisionar o corpo mas não a mente"

a música fica na cabeça:
"naaa... na-na-na-na-na-na-na-naaaaaaa..."


eu já referi este ano que detesto o carnaval? há quem adore mas acho isso deprimente, mal por mal prefiro o natal.
não vou explicar porquê mas até poderia dizer o que faria aos disfarces orgulhosos, às línguas de sogra e aos "confetes", serpentinas e balõezinhos de água...

 
rui duarte
18:00
segunda-feira
20 fev 2012

"the woman in black"


ainda não vi todo o filme mas já sei que vou gostar, não por se destacar em algum aspecto mas pela pinta do harry potter a dar uma de dramático... e não combina! o homem é pequenino e devia estar a fazer filmes para crianças por uma questão de identificação.

a velha história de sempre, uma espécie de advogado (ou "solicitador") que vai fazer as contas de uma velha que vivia no fim do mundo e morreu (mas não foi embora, continua a fazer o inferno a quem vive na zona). tem piada e já é tão batido!
o filme começa com três meninas a atirarem-se pela janela, depois chegam os gritos de desespero de quem fez a descoberta... tão fofinho.

crianças de todo o mundo:
não vão ver este filme, estou desconfiado que o harry potter tem uma cena todo nú.

 
rui duarte
01:01
sexta-feira
17 fev 2012

maçã vermelha
são os cigarros da maçã ("red apple"), marca inventada para os filmes do senhor tarantino que eu não faço ideia se tem e qual o significado (é provável que tenha este nome só porque sim, para não meter publicidades ao barulho, porque tem piada e porque depois dá origem a teorias e especulações)



apareceu nos filmes:
reservoir dogs, pulp fiction, four rooms, kill bill e planet terror (e talvez também em inglourious basterds)

 
rui duarte
11:30
domingo
12 fev 2012

"theatre bizarre"


uma colectânea de muitas histórias, todas curtas e muito boas, foi o melhor filme (de terror) dos últimos tempos.

 
rui duarte
12:58
sexta-feira
10 fev 2012

"tower heist"


eu estava com tanta esperança que isto viesse a ser um filme de jeito mas ainda não foi desta que hollywood conseguiu fazer uma comédia decente com um argumento original e nomes sonantes.

e tinha tanto potencial... com ben stiller, eddie murphy e matthew broderick... mas okay, o elenco também conta com o irmão mais novo do ben affleck que se chama casey e (ainda) não consegue ser tão mau actor quanto o mano (mas aquilo está-lhe no sangue)



poucos ou nenhuns sorrisos e zero gargalhadas (que tristeza) mas eu já devia saber que quando se dá tanto destaque e diz-se tanto bem de alguma coisa é porque é muito boa ou então não presta para nada.

devido às expectativas goradas é o "pior filme do ano" (o primeiro a receber este título em 2012)

 
rui duarte
19:47
quinta-feira
09 fev 2012

senhora tatcher

já tenho o filme "iron lady" que retirei da internet (coitadas das crianças do bangladesh que não terão direito à minha parte do lucro resultante deste filme), está com excelente qualidade e tem legendas mas prometo que não o vejo, por enquanto (espero por ti)

 
rui duarte
 
15:57
quarta-feira
08 fev 2012

"alcatraz"


uma série que já tem alguns episódios e segue a mesma linha dos perdidos ("lost"), a produção é a mesma, o ambiente misterioso, os mesmos efeitos sonoros e também o actor gordinho.

parece bem e gosto muito de um dos actores principais (que entrou há muito tempo no parque jurássico e na bíblia de satanás... filmes que gostei imenso mas não sei o nome dele de cor)

o que se passa é que o amargo de boca com o final do "lost" ainda me chateia um bocado.

 
rui duarte
08:53
segunda-feira
06 fev 2012

dama de ferro
isto a propósito de um filme bastante badalado acerca de um tema que está na moda (cheira-me a preparação para o óscar do melhor filme ou, pelo menos, melhor actriz)


os traços físicos e a caracterização da actriz têm alguma a ver com a personagem da vida real mas estava a falhar um pormenor que eu tratei com o photoshop (sei que praticamente não se vai notar a mudança, só para quem tem o olho bem treinado)

enfim... também sei que a minha tentativa não tem piada nenhuma e, falando nisso, deixo os "sketches" do herman com a senhora tatcher (margaret para os amigos)

a empregada portuguesa:



o cabeleireiro português:



o motorista português:



enfim.

 
rui duarte
22:53
domingo
05 fev 2012

edie sedgwick


foi uma das musas do Andy Warhol. era muito bonita e provinha de boas famílias. acabou mal. mas mal ou bem ficou para história e esse era um dos objectivos dela. namorou com o Bob Dylan e foi por isso que o Andy deixou de gostar dela.

 
palmira maria
11:43
domingo
29 jan 2012

a hora do lobo
o primeiro poster que aparece é de um filme de 1968 realizado por ingmar bergman cujo título, traduzido para português, é "a hora do lobo".

muito se fala neste filme mas nunca o vi e dou graças por ter aparecido nas minhas pesquisas por filmes de terror feitos no norte da europa (note-se que não tenho dado importância ao país de origem de cada um deles mas tudo vale e não me tenho arrependido)


nota sobre a hora do lobo:
"é a hora entre a noite e o amanhecer em que mais gente morre, quando o sono é mais profundo e os pesadelos mais reais. é a hora em que os que não dormem são perseguidos pelos seus medos, quando os fantasmas e os demónios são mais poderosos. também é a hora em que ocorrem mais nascimentos"


estes são os restantes filmes, optei pelo poster americano de "cold prey" (do original "fritt vilt") porque é mesmo muito melhor e apelativo que o original, até puseram a caveirinha na neve... e pelos vistos grande parte destes filmes tem mercado nos estados unidos nem que seja pelo futuro remake:


nota cinéfila:
eu prefiro quase sempre o original excepto raras excepções ("vanilla sky" foi uma delas)

 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "cinema".
 
1 2 3 4 5 6 7 8
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria