escritas com a etiqueta "os meus heróis".
16:06
quarta-feira
11 abr 2012

dezassete
o senhor alfredo (mais conhecido por hitchcock) é um dos meus heróis, um realizador de quem toda a gente fala mesmo que não tenha visto um único filme.


há muitos anos vi quase todos (ou todos) os episódios da série feita por ele e poucos devem ser os seus filmes que ainda não vi... mas hoje descobri mais um: the number seventeen

em resumo: um bando de ladrões de jóias reúne-se numa casa depois de um roubo.

pelas minhas contas o filme tem 80 anos, já não deve ter direitos de autor e ainda vale a pena ver, encontrei no youtube:



nota histórica:
não gostei tanto da reedição do "hitchcock apresenta" feita nos anos oitenta (mas não é nada de deitar fora)

nota que realmente interessa:
faltam dezassete dias.

 
rui duarte
01:26
quarta-feira
11 abr 2012

"a papa louca"
foi um emigrante português na inglaterra que trouxe esta ideia quando voltou. inspirou-se no famoso "fish and chips" que também pode ser vendido em cones de papel (mas é mais comum serem servidos em tabuleirinhos de papel)



a ideia foi muito simples:
fritam-se batatas, deita-se sal, serve-se num cone de papel e depois o freguês aperta com o ketchup e a maionese por cima (havia gente que abusava dos molhos)

era bastante novo quando "a papa louca", um espaço minúsculo à entrada de um pequeno centro comercial, foi inaugurada no centro do funchal e o petisco tornou-se instantaneamente numa grande moda! havia montes de gente a fazer fila para comprar a "papa-louca" mas não interessa porque era "pagar, agarrar e andar" e ia-se comendo as batatinhas com um palito ou um garfo pequeno em plástico pelo caminho.

o triste é que não tardou muito para se poder comprar o "cone de batatas fritas" em todos os bares, restaurantes, esplanadas e até nos arraiais se fosse preciso.

nota pavloviana:
há aqui alguma coisa a bater mal porque desde que comecei a escrever isto que estou a salivar e não consigo parar de pensar em... hambúrgueres!



porque é que será?... as minhas vontades estão bastante condicionadas e acho que a culpa é do senhor mcdonalds e dos amigos dele.

 
rui duarte
23:08
terça-feira
10 abr 2012

banana (com surpresa)




"the velvet underground and nico" (um dos álbuns preferidos de sempre... de 1966)

 
rui duarte
23:32
segunda-feira
09 abr 2012

se calhar também não gostava de leite!


 
palmira maria
23:19
segunda-feira
09 abr 2012

Rui Duarte, o leiteiro!


 
palmira maria
01:49
sábado
07 abr 2012

o mais forte e mais rápido
comecei por partir-me a rir com este vídeo da tentativa de recorde mundial, "o anão mais rápido do mundo" (uma ligeira discriminação, não é?), mas lá para o meio do vídeo posso afirmar que senti admiração pelo senhor:



deve ser tramado (sobre)viver num mundo feito para pessoas bem maiores que eles... o dia a dia de uma pessoa pequenina não é nada fácil. há uns anos vi um documentário português sobre anões em que se queixavam de coisas que toda a gente considera triviais tais como levantar dinheiro no multibanco, utilizar casas de banho públicas ou andar de elevador (etc, etc...)

nunca tinha pensado nisso.

nota rápida e pequenina:
é extremamente complicado o homem mais rápido do mundo ser um anão... daí existir esta "categoria separada" porque estão todos em pé de igualdade e algum tem que se destacar

 
rui duarte
13:40
sexta-feira
06 abr 2012

a teoria do big bang e o stephen hawking


o entravado é o homem mais inteligente do mundo e eu acho que está a sorrir (bazinga!)

 
rui duarte
11:55
terça-feira
03 abr 2012

a minha mãe diz que os beatles eram feios
(e tenho a certeza que referia-se principalmente ao ringo starr...)



esta não foi a minha escolha original para "música de bom dia", tinha escolhido "Lucy in the Sky with Diamonds" e ia escrever sobre as iniciais da música e também da descoberta do senhor albert hofmann, "lysergic acid diethylamide" (mais conhecido por LSD ou, vulgarmente, "ácido")

este senhor nascido na suíça via tudo às cores desde a sua descoberta nos anos 30 (declaradamente) e apesar disso morreu há apenas 4 anos com 102 anos e bastante lúcido.

os beatles eram grandes apreciadores assim como outros criativos/visionários bastante conhecidos que estão por trás de grandes obras e invenções (ultimamente tem-se falado muito no senhor steve jobs, um ganancioso que morreu multi-milionário)

esta música estava nos vídeos relacionados da minha escolha original (bastante colorida) e lembrei-me do filme dos beatles com o mesmo nome ("help") que vi quando era criança. deve ter sido mais ou menos aí que comecei a gostar deles.

 
rui duarte
12:12
segunda-feira
02 abr 2012

pensamentos de bom dia (com "charlot")
ora, hoje não acordei especialmente bem-disposto (não só mas também porque porque tenho um dia aborrecido pela frente) e lembrei-me de um dos meus heróis, o senhor charles chaplin que nasceu na miséria mas tornou-se um "melhor da sua altura"



(o seu primeiro filme milionário, "uma vida de cão")

deixou algumas pérolas filosofais (de algibeira) que claro que são grandes tangas (porque sem trabalho, empenho e dedicação não se vai a lado nenhum) mas servem de inspiração.

para começar este senhor tinha presente que nada é permanente (nem os problemas!) e afirmava que a melhor maneira de encarar situações (e resolver os tais problemas) era estar sempre alegre.



por experiência sei que se a disposição estiver bem (nem que seja artificialmente, porque tem que ser) é fácil estar motivado e as coisas não parecem tão más. isto faz com que hajam vibrações positivas e, regra geral, o dia corre (bem) melhor.

não levo isto sempre à risca mas aprendi que é uma boa maneira de, pelo menos, não piorar as coisas.

e agora, se me dás licença, vou ter um dia super-aborrecido e usar o melhor e maior sorriso amarelo que conseguir :)

nota sorrida:
sim... aquilo foi um smiley (que eu detesto)

 
rui duarte
13:48
domingo
01 abr 2012

"casino royale" (1967)
eu achei bastante engraçado mas não me lembro bem porque passaram-se muitos anos. deixo o trailer como prova que (até) o woody allen já foi o james bond:



este é um filme inspirado nos livros escritos por ian flemming sobre o agente secreto mais famoso do mundo (só por si uma contradição), mas como não foi aprovado por quem fez os outros filmes todos tornou-se o "filme não oficial do james bond".

nota:
pelos vistos qualquer um pode ser o james bond

 
rui duarte
10:11
segunda-feira
19 mar 2012

instrumentos dos beatles








imagens bonitas

(são ilustrações dos quatro fabulosos com a respectiva lista de instrumentos... e o ringo starr só tem direito a um)

 
rui duarte
01:12
domingo
18 mar 2012

o cubo do senhor bedlam
trata-se de um brinquedo/quebra-cabeças retro, uma invenção "made in britain" que já ouvi chamarem de "cubo tetris" mas deve ser um clone, o nome correcto e original é "bedlam cube"


o objectivo é construir um quadrado com estas 13 peças e não é nada fácil apesar de haverem 19186 soluções.

se eu fosse mais habilidoso e com as ferramentas adequadas gostava de fazer isto em madeira:


(quem sabe, um dia...)

nota só para se ter noção:
o recorde mundial da resolução deste puzzle está em 7,7 segundos e, se não estou enganado, o recorde do rubo do rubik está nos quatro segundos e qualquer coisa.

 
rui duarte
00:10
domingo
18 mar 2012

Himitsu-Bako
são as tradicionais caixinhas japonesas que à primeira vista não abrem porque são um complexo "quebra-cabeças" (a palavra portuguesa para "puzzle")


algumas são verdadeiras obras de arte, bastante bonitas mesmo, e os movimentos para as abrir variam imenso...
as menos simples levam uma eternidade a descodificar mesmo quando já as conhecemos (podem ser precisos mais de 300 passos nas caixas mais complexas que também são caríssimas)

normalmente são rectangulares como na imagem de cima mas já vi esféricas ou em forma de estrela ou assim.

fica um exemplo bastante básico para ficares com a ideia:



acho que a ideia é servirem de mealheiro (algumas têm ranhura como os porquinhos) ou então guardar segredos ou jóias.

nota cliché:
é por estas e por outras que os amarelos têm os olhos em bico (e paciência têm imensa!)

 
rui duarte
16:54
sábado
17 mar 2012

"garden state"
foi uma surpresa! um filme escrito, realizado e protagonizado por zach braff (aquele dos "médicos e estagiários")



fica também uma espécie de trailer do filme ao som de uma música que eu gostei, de uma banda que descobri neste filme:

the shins - "new slang"



esta é uma sugestão.

 
rui duarte
16:43
sábado
17 mar 2012

meia altura
por qualquer razão lembrei-me de ver as alturas dos actores de hollywood, se calhar para confirmar a altura do george clooney (não parece nada baixo mas confesso que gostava que fosse porque ia ter ainda mais piada)

estes são os baixinhos da indústria de cinema norte-americana que eu destaquei:







temos, de cima para baixo: (eu sei que são fáceis de reconhecer mas faço questão e estão agrupados dois a dois por uma questão de espaço, nada mais)

peter sellers, al pacino, tom cruise, robert downey jr, steve buscemi, ben stiller, charles chaplin, alfred hitchcock, ricky gervais, malcolm mcdowell (eu nunca me lembro do nome dele, foi o protagonista principal da laranja mecânica e etc), danny trejo e marlon brando

os próximos são aqueles que eu detesto! também existem em ponto pequeno, o que prova que nem sempre os pequeninos são adoráveis (aos meus olhos)



woody allen (o realizador pateta que os patetas adoram), jack black (faz a voz do kung fu panda e acho que o filme tem pouca piada por causa dele) e, deste nem vou tentar lembrar-me do nome (já confirmei, é jesse eisenberg)... não gosto dele porque ficou associado ao papel do "criador" do facebook, uma personagem insuportável!

os próximos três eram dispensáveis... quem fez esta lista no imdb ("internet movie database") também gosta de jogar com o óbvio.



são o "hobbit" elijah wood, peter dinklage (de "game of thrones", que eu não adorei mas confesso que estou à espera que saia o próximo episódio da nova temporada) e o eterno "mini-me", verne troyer (ficou associado a esta personagem mini-malvada mas refira-se que também foi o mini-austin-powers quando se juntou ao lado dos bonzinhos)

de salientar que a maior parte dos actores conhecidos desta lista de 100 baixinhos são judeus (e não referi nenhum dos asiáticos, que também são óbvios, bruce lee, jet lee e jackie chan)

mas não é muito melhor ser alto, diz que por terem o centro de gravidade mais baixo parecem melhor no ecrâ e mexem-se melhor (se não forem anões ou o danny devito, os baixos, ao contrário do george clooney, correm como pessoas normais)



a bonita sigourney weaver diz que toda a vida passou as passas do algarve por ser mais alta que toda a gente, tinha que dançar com rapazes mais baixos e nunca pôde usar saltos altos para não ficar mal na foto...

só mais uma nota cor-de-rosa:


nunca tinha visto alguém ser detido nos estados unidos com um sorriso na cara e "algemas" largas (a polícia usa aquelas fitas de apertar porque são descartáveis, mais baratas e não se perdem as chaves)

 
rui duarte
14:30
sábado
17 mar 2012



 
rui duarte
00:31
quinta-feira
15 mar 2012

o meu aniversário começou com a prenda mais bonita


lindo e maravilhoso, acredita.

 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "os meus heróis".
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria