escritas com a etiqueta "efemérides".
12:38
quarta-feira
12 set 2012

dia do programador

"O Dia do Programador (em russo: День программиста) é um feriado profissional oficial na Rússia, celebrado no 256º dia do ano (13 de setembro; ou 12 de setembro nos anos bissextos), conforme decreto presidencial russo.
O número 256 foi escolhido para esta data porque 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, um número bem conhecido entre os programadores. Além disso, 256 em hexadecimal é 100 (0x100), e é a maior potência de 2 abaixo de 365 (o número de dias em um ano). Nos anos bissextos, a data comemorativa é 12 de setembro (13 de setembro em outros anos)."

(retirado da wikipédia)

falta dizer que este é um ano bissexto (se é que não sabias)

 
rui duarte
12:56
sábado
25 ago 2012

windows 95


fez ontem 17 anos... o tempo passa!

 
rui duarte
13:22
sexta-feira
27 jul 2012

cerimónia de abertura dos jogos olímpicos


é o tema na página do google hoje. mas eu fui ler mais e encontrei:

"A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, o segredo mais bem guardado do autor, o realizador britânico Danny Boyle, marcará esta sexta-feira o arranque oficial de Londres´12, na presença de um número recorde de chefes de estado"

tem piada ter sido preparado pelo realizador dos filmes "quem quer ser bilionário" e "trainspotting" (entre outros bons) mas, apesar do secretismo, ouvi dizer (li na internet...) que vai custar 35 milhões de euros e haverá um número de dança que conta com médicos e enfermeiros do serviço nacional de saúde, num cenário com vacas e ovelhas... (eu fiquei sem perceber e por isso acho que não é a sério ou falta explicar algum pormenor)

 
rui duarte
15:40
terça-feira
24 jul 2012

Amelia Mary Earhart
faria anos hoje, daí a lembrança do senhor google, nasceu em 1897 e desapareceu passados quarenta anos.



a wikipédia diz que:

"was a noted American aviation pioneer and author. Earhart was the first aviatrix to fly solo across the Atlantic Ocean. She received the U.S. Distinguished Flying Cross for this record. She set many other records, wrote best-selling books about her flying experiences and was instrumental in the formation of The Ninety-Nines, an organization for female pilots.
During an attempt to make a circumnavigational flight of the globe in 1937 in a Purdue-funded Lockheed Model 10 Electra, Earhart disappeared over the central Pacific Ocean near Howland Island. Fascination with her life, career and disappearance continues to this day"



por qualquer razão, gostei dela

 
rui duarte
05:50
quarta-feira
04 jul 2012

mca
encontrei esta música de uma banda chamada the black keys com o título "lonely boy". não conhecia e gostei muito mas resta dizer que é o grande sucesso destes senhores e não devem ter muitas mais coisas:



o vídeo é mesmo assim, só isto. aqui está a explicação da wikipédia:

"The promotional music video for "Lonely Boy" features actor/musician/part-time security guard Derrick T. Tuggle dancing and lip-syncing to the song in the parking lot of a motel. The video, shot in a single take, went viral and garnered more than 400,000 views on YouTube within 24 hours."

e agora... dei com esta música porque foi dedicada em concerto a um senhor que faleceu no início de maio e eu não fazia a mais pálida ideia. fiquei chocado.
é um dos meus grandes ídolos dos tempos da adolescência e ainda há dias lembrei-me dele e dos compinchas e porque aquelas almas criativas não têm produzido alguma coisa. são os beastie boys e quem morreu era o senhor adam yauch, tinha 47 anos e gostava de ser tratado por mca.



(é o da esquerda... e eu sei que tu sabes)

tinha um grande sentido de humor, era ele sob um nome falso (Nathanial Hörnblowér) que fazia os videoclips da banda e grande parte das letras. a determinada altura decidiu ser boa pessoa e defender os direitos das pessoas, pediu desculpa publicamente pelo conteúdo machista e violento no início de carreira, fez-se budista, defensor do tibete (aliás, foi ele que organizou um concerto muito famoso de apoio à libertação do tibete) e conheceu a sua mulher (tibetana) num discurso do dalai lama.

enfim, eu gostava muito dele e fez-me pena.

 
rui duarte
13:40
terça-feira
03 jul 2012

aniversário simultâneo
tem piada, um dos meus ídolos em hollywood, o tom cruise, nasceu no mesmo dia que um tal de thomas gibson que se tornou conhecido como greg na série dharma and greg e hoje em dia entra nas mentes criminosas (criminal minds)

aqui está o tom, a fazer o papel que o george clooney sempre fez: (o olhar de baixo para cima)



e o "greg" no seu melhor drama:



mudando de assunto... em 1971, num dia como hoje, morreu o vocalista dos the doors, jim morrisson:



e nesta data, em 1999, também morreu o líder de uma banda preferida de sempre, morphine, o senhor mark sandman:



enfim, uns chegam e outros vão-se embora.



e ainda faltava dizer que hoje é o dia do vinho, em portugal

 
rui duarte
13:03
terça-feira
03 jul 2012

"a vida continua (brah!)"


há pouco mais ou menos 56 anos esta música foi gravada e editada pelos beatles e eu gosto porque acho animada (mas sim, é um bocado irritante). veio a propósito do reggae que começava a pegar moda no reino unido naquela altura ("a vida continua, brah!" era o que costumava dizer um amigo nigeriano do sir paul)

o john lennon detestou a música, disse que era a música do paul para velhos e saiu amuado. só voltou uns dias mais tarde sob o efeito de marijuana, com uma versão acelerada que foi apreciada e aceite (mas esqueceu-se da letra que não é nada de especial e eu diria que é para velhos)

 
rui duarte
14:42
terça-feira
26 jun 2012

dia internacional do pudim de chocolate e também o dia do bikini
é uma grande coincidência ou então quem escolheu os dias tem humor um bocadinho áspero



revoltem-se, mulheres de todo o mundo! (vá, menos as muçulmanas que essas só têm os olhos de fora)

nota culinária:
eu já confirmei que é mesmo pudim, não tem a ver com mousse de chocolate

 
rui duarte
16:51
sábado
23 jun 2012

alan turing


que coincidência... hoje o google celebra o centésimo aniversário do senhor que inventou a máquina de turing (que na realidade não existe, trata-se de um conceito) e......... hoje estive a trabalhar com máquinas de turing, logo de manhã!

possa... isto merece uma rubrica nova ("coincidências")

nota a brincar:
o doodle está muito bom, trata-se de um jogo/puzzle com a máquina de turing. trata-se de uma fita de papel infinita para ambos os lados onde se pode escrever "1", "0" ou "vazio" e temos "estados" e "instruções de direcção" (como diria a minha sobrinha, "fantástico!", ahah)

 
rui duarte
00:22
quarta-feira
30 mai 2012

o senhor fabergé "faz anos" hoje


já seria bem velhinho com 166 anos, e o google lembrou-se dele.

 
rui duarte
14:32
quarta-feira
09 mai 2012

howard carter


o google presta homenagem a este senhor no aniversário do seu nascimento (nasceu em 1874 e morreu a 2 de março de 1939)

foi um arqueólogo e egiptólogo inglês que desempenhou o papel principal na descoberta no vale dos reis do túmulo do faraó Tutankhamon enterrado desde 14 séculos antes de cristo

 
rui duarte
19:12
sexta-feira
04 mai 2012

54º aniversário de keith haring


(mais um doodle do senhor google)

 
rui duarte
20:20
terça-feira
01 mai 2012

mistério à porta dos "pingos-doces":

vai acabar o papel higiénico?...


nota: hoje é o "dia do descanso do trabalhador"



 
rui duarte
09:03
segunda-feira
23 abr 2012

dia mundial do livro



 
rui duarte
15:01
domingo
22 abr 2012

dia da terra


"O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra."

está tudo dito e, com igual ou mais importância: eu gostava de conseguir ainda provar o sumol intense de laranja com chocolate


mas já não devo ir a tempo (é tramado não poder voltar atrás)

nota musical:
agora anda toda a gente a falar do jorge palma porque vão fazer uma porcaria de uma compilação de músicas dele para celebrar o 25 de abril, o que não deixa de ser irónico porque o homem nessa altura era "exilado político" na dinamarca (é de louvar a originalidade porque a outra escumalha toda escolheu a frança)

e fala-se neste cantor porque a comunicação social tem que fazer vender

 
rui duarte
22:59
sábado
21 abr 2012

"miss brontë, miss brontë, miss brontë..."
charlotte brontë foi uma escritora de romances e poetisa inglesa que eu reconheço apenas por um filme que vi em que algumas personagens femininas, amigas de longa data, depois de proferirem o título desta publicação, abriam um dos livros desta senhora e "encontravam" uma proferia amorosa (foi naquele filme em que uma das moças falou em "cistite" e a sala de cinema presenciou em silêncio as minhas gargalhadas)



não sei o que escreveu ou sobre o que escreveu, apenas que foi uma senhora de quem ainda se fala e que "pôs londres em alvoroço" (até haviam rumores que o pai é que escrevia os seus livros, numa altura em que ainda faltavam mais de 100 anos para as inglaterras conhecerem a senhora tatcher)



gostava de ter um dos seus livros mas imagino que sejam apenas daqueles romances chorosos... nem que fosse para ter na mesa de cabeceira e "abrir ao acaso" quando me apetecer.

ah! ia-me esquecendo a razão desta escrita:
nasceu há 100 anos menos quatro (1816)

 
rui duarte
13:12
sexta-feira
13 abr 2012

sexta feira 13 e o beijo


hoje é o dia do azar mas tem piada que calha no dia mundial do beijo.


enfim, faltam 15 dias.

 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "efemérides".
 
1 2 3 4 5 6
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria