escritas com a etiqueta "cinema".
09:43
quinta-feira
13 set 2012

motelx


festival internacional de cinema de terror de lisboa

 
rui duarte
07:02
sexta-feira
07 set 2012

"a beginners guide to endings"


é um filme de 20120 que não é nada de especial mas já vi muito pior.

tudo muito forçado mas com estilo.

 
rui duarte
03:25
domingo
02 set 2012

dark shadows


comecei agora mesmo a ver o filme mais recente do tim burton e descobri que foi baseado numa série dos anos 60 que já teve direito a recauchutagem no início dos anos 90. não fazia ideia.



já agora, parece que o filme vai ser muito bom, deixo-te a música do início, só para ti:



nota estranha:
enganei-me a escrever um termo de pesquisa e descobri que existiu um tom burton que foi lutador profissional entre 1987 e 1997. morreu em 2010 com 46 anos

e... em relação à branca de neve e o caçador, já vi e corresponde mesmo ao que tenho ouvido dizer, que a kristen stewart é um real erro de casting mas... não conseguiu estragar este filme!



mantiveram os anões e a maldade da rainha mas o conto foi completamente alterado, tem pormenores inesperados, está bem feito (eu gostei) e a branca de neve é uma trinca espinhas que não sabe o que é uma expressão facial.

acho que nunca me tinha acontecido desejar que o mau (neste caso a rainha má) ganhasse a luta final do filme (quando veres o filme vais perceber, acredita em mim)

 
rui duarte
09:04
sexta-feira
31 ago 2012

"pela noite dentro"
estava a escrever este título e lembrei-me que os filmes que passavam na RTP madeira (quando eu era criança) estavam organizados por horário que se designava "vinheta".

os filmes do início de tarde de domingo (normalmente cowboyadas com o john wayne, aventuras com o errol flynn ou musicais com o fred astaire, eram filmes antigos, muitas vezes a preto e branco), passavam na "primeira matiné". depois disso era a comédia romântica ranhosa da "sessão da tarde" (que já tinha passado há um ano no canal um do continente) mas o grande destaque semanal era o "pela noite dentro", normalmente filmes de melhor qualidade feitos há cinco anos ou mais:



(chateava-me porque era depois da minha hora de ir para a cama)

tenho estas memórias um bocado confusas (se calhar a sessão da tarde era o filme de sábado, não sei) mas ainda me lembro do atraso de vida e do facto das pessoas adorarem, porque era o que havia (toda a gente falava do mesmo "filme de ontem à noite").

e parecendo que não, foi com a abertura da SIC e da TVI no continente que começaram a passar filmes melhores (se calhar não devia escrever melhores mas sim "mais recentes"). bendita concorrência.

mas adiante... ia para escrever sobre os filmes que tenho visto nos últimos tempos durante a noite.
o primeiro é o ditador. mais do mesmo na linha do borat, hugo ou outra personagem do sasha baron cohen (um judeu cujas personagens não gostam de judeus), não foi completamente mau porque ainda me ri sem esforço uma vez ou duas.



ontem comecei a ver o último filme das minhas "sessões da meia-noite" (outra vinheta de cinema na RTP), a branca de neve e o caçador que parece ser um filme bastante bom e já se conhece a história mas estamos ali para ver como lhe pegaram (e para dizer que fomos ao cinema)



estou louco para ver o desempenho da kristen stewart! toda a gente diz que podia ser um grande filme mas ficou estragado pela interpretação do calhau que alguém se lembrou de chamar actriz. aquilo começa com o nascimento da branca de neve que vai crescendo, passa a criança, adolescente e as actrizes vão mudando até que apareceu a estrela do twilight e eu imediatamente caí no sono, aquela falta de sal foi pior que um comprimido para dormir (sim, estou a exagerar mas é a brincar)

e, finalmente, foi há duas noites que eu vi um dos melhores filmes deste ano e apeteceu-me aplaudir de pé (mas fiquei surpreendido porque apenas teve a classificação de 5.5 no internet movie database...)



é "made in england" (se calhar por isso a classificação baixa) e está no género de terror mas não tem muita coisa que meta medo, é mais pelo clima de tensão psicológica e pela história simples.
e pronto, como referência fica o melhor filme que eu vi este ano mas não deve fazer o género de filmes que tu gostas, "truth or dare"

 
rui duarte
08:47
domingo
26 ago 2012

"388 arletta avenue"


mais um sucedâneo do blair witch project, passa-se a ideia que aquilo foi filmado e não era para chegar a filme mas neste caso é ligeiramente diferente. leva-se a manipulação do ser humano ao extremo com algum terror psicológico e uma pontinha de big brother.

eu gostei do filme e é horrível só de pensar

 
rui duarte
12:18
sábado
25 ago 2012

filmes bons
são 10 minutos com referencias a muitos filmes, a grande maioria americanos. tive muito boas recordações:



desta lista nunca vi "oldboy" (nem nunca ouvi falar), "braveheart" e os filmes da saga "star trek".

e detestei "requiem for a dream"!

 
rui duarte
10:30
sábado
25 ago 2012

"generation um..."
mas que raio é isto?... filme estranho, fiquei deprimido apenas de ver o trailer e tem uma pontuação baixíssima no internet movie database (mas ainda só tem 20 votos por isso não quer dizer nada)



um tipo com ar de tonto a desejar parabéns (a si?) e a comer um bolinho sozinho, lembra qualquer coisa do keano reaves.

mas... fiquei com vontade de ver por causa de um padrão: sempre que dou uma oportunidade a uma coisa deste género, uma experiência marada ou brincadeira de mau gosto, não é o tempo melhor passado mas acabo por gostar e fico com a cabeça cheia de ideias.



sei que não gostas do keano reaves mas eu sim, acho que tem jeito para a coisa (mas o jeito é sempre o mesmo... a "coisa" que ele faz é sempre parecida) e tem jeito para filmes estranhos (os "mindfuck movies" que eu gosto)

por qualquer razão que não é difícil imaginar, esta vai para a rubrica "neuróbica"

 
rui duarte
06:37
terça-feira
21 ago 2012

"death becomes her"
estava aqui a ver um episódio de histórias do paranormal contadas por quem as viveu (chama-se "paranormal witness" e mete um bocado de medo mas não é o tema desta escrita) e a tentar adormecer mas não consigo porque está mesmo muito calor e nem posso abrir a janela porque entram os mosquitos!... deve ter sido por estas e outras que consegui trocar a noite pelo dia, mas enfim.

e apareceu-me, mais ou menos a propósito, um filme que eu vi no cinema há muitos anos (vinte, para ser exacto) e gostei muito.



naquela altura era um bocado impensável um actor como o bruce willis desempenhar um papel tão deslocado do que costumava fazer... e a meryl streep (que já tinha status) misturada nesta história (que devia meter medo mas acaba por ser engraçada) ao lado da goldie hawn que só fazia filmes labregos também foi surpreendente.

foi um filme que eu vi e gostei.

nota cinéfila:
a tradução do título foi "a morte assenta-vos tão bem" (desta vez não está muito mau)

 
rui duarte
20:29
segunda-feira
20 ago 2012

"desafio total"
pegaram num clássico de 1990 e fizeram-lhe uma recauchutagem. trocaram o austríaco por um irlandês, a loura pela morena, bonecos foleiros (que na altura pareciam muito bem) por efeitos modernos (que parecem muito melhores) mas a história é a mesma ou muito parecida e o que me chateia é que apenas passaram 22 anos.


e tem piada porque estou bastante curioso para ver o que fizeram deste filme e acho que vou gostar apesar da história não ser nada de especial, o que assenta muito bem numa superprodução de hollywood que somos treinados para querer ver e dizer que gostamos

e falando em hollywood, existe um efeito "shoot-em-up" (eu ia para dizer efeito "perfeito anormal" mas é demasiado foleiro)


este filme não tem rigorosamente história nenhuma, e bombardearam o mundo inteiro com um género de publicidade engraçado: este filme não vale nada, não tem história, apenas acção e a monica bellucci.

e realmente é o que se quer... não se vai ao cinema para pensar, isso é uma coisa que se faz na escola, não socialmente! e agora fica bem admitir isso, já não é chunga dizer que se gosta do assalto ao arranha céus, os filmes do rambo ou do sexo e a cidade e por aí adiante. acho que as pessoas perderam a vergonha porque lhes foi dito que assim é que é bom.

mais uma vez: chegou-se ao limite de originalidade e ao extremo em que as pessoas querem pagar para ver filmes e fazer coisas que não valem a pena.



ia para escrever sobre o filme "expendables 2" mas perdi a vontade e já está tudo dito.

nota titular:
"total recall" em português devia ter sido "relembrança completa" ("recuperação total da memória"?) mas dou razão porque fica pateta e/ou não parece português, chama-lhe "desafio total" e está feito

 
rui duarte
12:02
segunda-feira
20 ago 2012

terrestres
se bem me lembro, a guerra dos mundos foi escrito em 1898 pelo senhor h.g.wells e transformado num programa de rádio pelo senhor orson welles (que não é familiar do escritor) nos anos trinta


diz-se que a história teve tanto impacto porque imensa gente ao ouvir na telefonia pensou que o mundo estava mesmo a ser invadido por marcianos e aquilo começou a mexer com a imaginação do pessoal.
dali foi fácil chegar ao cinema e ser transformado em série de televisão.
mas o mundo nunca se esqueceu desta história e há pouco tempo um realizador judeu (o spielberg, que já fez um filme sobre o holocausto) fez uma grande produção com o tom cruise no papel principal e depois alguém ainda se lembrou de pegar no segundo livro da guerra dos mundos e fazer uma sequela mesmo muito má (a ver se aproveitava a embalagem do marketing)

a base das história de ficção científica que envolvem extraterrestres está toda ali... e isto tudo para dizer que não é só na música que não se faz nada de novo, este é um exemplo no cinema e literatura

 
rui duarte
22:24
domingo
19 ago 2012

lista de três. 3 homens muito bonitos
1. Rui Duarte



2. George Clooney



3. Johnny Depp



 
palmira maria
22:53
sábado
18 ago 2012

haja inspiração
será impressão minha ou o rei leão é uma actualização do bambi?


nunca vi o bambi. sim é verdade! estes dias vi algo que me fez ter esta brilhante, talvez óbvia e já debatida, associação de ideias.



 
palmira maria
07:34
sábado
18 ago 2012

where eagles dare (1968)
quero mesmo ver este filme mas tem que ser numa altura em que não haja rigorosamente nada para fazer e assim apreciar este "good-old-american-kill-the-nazi-movie" ("águia atrevida" é obviamente uma referência ao espírito de combate dos americanos que acordam uma manhã e decidem ganhar a segunda guerra mundial, ahah)



a loucura pelo filme surgiu depois que comecei a descobrir que quase todas as músicas de uma das minhas bandas de eleição na adolescência, the misfits, foram inspiradas em filmes ranhosos (conhecidos como "série B") e um dos seus maiores sucessos é exactamente "where eagles dare"



e está quase tudo dito, falta referir os actores clint eastwood e richard burton e dizer que deve ser uma grande seca de filme e que já perdeu o seu brilho ao longo de tantos anos, mas eu gosto deles assim.

nota hertziana:
eu acho que nunca vi este filme mas é bastante provável que o reconheça dos tempos de infância numa sessão da tarde na rtp madeira.
falando nisso, este canal regional vai passar a abrir às cinco da tarde devido a cortes no orçamento (e tenho a dizer que isto nem no tempo do salazar a mentalidade era tão rasca, eu gosto do que "é meu"... ou melhor, não é meu mas é como se fosse)

 
rui duarte
15:43
quarta-feira
15 ago 2012

gémeos


estas coisas têm piada e, por isso, vou fazer uma pequena legenda só porque sim (e podes não conhecer algum par de gémeos)

(de cima para baixo) são referências aos filmes ou livros: star wars, matrix (uma das sequelas, provavelmente a terceira), alice no país das maravilhas, as aventuras de tintin, the shining (o livro do stephen king que deu origem ao filme realizado pelo senhor kubrick com a interpretação do jack nicholson) e harry potter (são os irmãos mais velhos do amigo ruivo da personagem central)

nota escrita:
não é bem a propósito mas com esta escrita inicio uma nova rubrica intitulada "neuróbica"

 
rui duarte
20:27
segunda-feira
13 ago 2012

piranhas


eu estava ansioso para ver quão mau é este filme mas ficou um bocadinho aquém... apesar de estar na lista de candidatos não é o pior filme do ano

vê-se tudo o que não presta, todos os clichés batidos como jovens parvos, amor platónico, muito silicone, engates foleiros, o professor maluco que "já tinha avisado", etc. basta dizer que esta é sequela de sequela e vai ao cumulo de deixar no ar a próxima (lamento informar que as piranhas estão a aprender a andar!)

o que não estava nos planos era a parte cómica deste "piranha 3dd", neste caso o david hasselhoff que aparece como o próprio, o salva-vidas-celebridade do baywatch que já está velho mas ainda faz uns eventos.

que saudades do primeiro filme deste peixinho carnívoro filmado em 1978... não era tão bom quanto os tubarões do spielberg mas metia ainda mais medo (na minha opinião)



é que isto evoluiu tanto e tornou-se tão mau que passa a ser essa a essência do filme e depois ninguém pode dizer que não foi feito o esforço.

 
rui duarte
21:34
domingo
12 ago 2012

"the hunger games"


depois da terra ter dado muitas voltas, daqui a muito tempo, o big brother anda à solta e as coisas são um bocado diferentes. não dá para perceber o que se passou mas a população está cativa, dividida por distritos de onde são anualmente sorteadas duas pessoas para entrar nos "jogos da fome" de onde só restará um sobrevivente.

isto de irem para uma ilha matarem-se uns aos outros e ser tudo filmado e transmitido para o mundo é um decalque de um filme japonês intitulado "battle royale" (realizado pelo realizador amarelo que eu mais gosto e o único que eu sei o nome, takeshi kitano)

posso dizer que estava à espera de muito mais e que foi um filme igual a muitos outros com a agravante da expectativa criada... mas não vou dizer que não gostei.

 
rui duarte
14:33
sábado
04 ago 2012

terror e tal
o primeiro filme não é bem de terror, é mais um filme de entretenimento tipicamente americano a querer subir um pouco a fasquia da originalidade, "the cabin in the woods"



não foi assim tão bem sucedido mas não deixa de ser um filme bom para se passar o tempo.

e não sei quase nada sobre o segundo filme! apenas que é mais uma ideia dos senhores do blair witch project e que tem tido muito boas críticas.



e é assim que eu quero ver "lovely molly", quero que seja uma boa surpresa (já fiz a compra online, que é como quem diz o download ilegal e está reservado para uma das melhores próximas noites)

 
rui duarte
 
escritas com a etiqueta "cinema".
 
1 2 3 4 5 6 7 8
 
(página...)
 
etiquetas:
escritas: 2324

rui duarte

palmira maria